689
Na noite de quarta-feira (22), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara pelos serviços prestados à sociedade, a professora doutora Inayá Bittencourt e Silva. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Universidade de Araraquara (Uniara), foi conduzida pelo vereador Elias Chediek (MDB), que, na ocasião, representou o presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB). A indicação da homenageada foi feita pelo vereador Delegado Elton Negrini (PSDB).
Com o auditório lotado por amigos, colegas de trabalho, familiares, alunos, a trajetória de Inayá foi relembrada como uma história de amor e dedicação à educação e ao ensino. Para Negrini, ela foi e é uma “mulher que esteve à frente do seu tempo e que veio ajudar a humanidade a avançar”.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), frisou a importância da homenagem. “Gerações e gerações se beneficiaram da atuação da professora, vidas foram transformadas, um reconhecimento justo.” Chediek ainda completou: “Desde a década de 60, ela vem labutando nessa área e se aprimorando. Uma mulher de uma brilhante carreira, dedicada aos estudos e ao conhecimento. Peça fundamental pelas mudanças e crescimento da cidade”.
Professora, diretora, supervisora de ensino, mestre e doutora são títulos de conquistas que teve durante anos de trabalho. Em sua tese de mestrado, tratou do tema sobre as novas práticas pedagógicas, bem como o racismo silencioso dentro das salas de aula das escolas públicas. “Eu sou contra a discriminação racial e acredito que a educação é importante para esclarecer a não existência dessa diferença racial. As pessoas não falam, mas são racistas e, por isso, eu lutei contra isso durante todo o meu exercício”, declarou.
Um exemplo que inspirou muita gente. Para o aluno Marcos Olyver, tê-la como professora foi também ter uma amiga. “Ela me deu uma motivação de vida, me impulsionou para eu seguir minha carreira de jornalista e também na política, a partir das aulas de ciências sociais e políticas na faculdade.” Para o filho Eduardo Bittencourt, com a referência em casa, os caminhos se abriram de forma simples. “Foi muito fácil ser uma pessoa melhor a partir do exemplo dela”.
Sobre a homenageada
Inayá Bittencourt e Silva nasceu em Araraquara. É filha de Altivo Bittencourt e Hilda Perez Bittencourt, e seguiu sua vocação, ser professora. Possui graduação em licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, graduação em licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, mestrado em Ciências Sociais - Sociologia Rural e Urbana pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente, é professora titular da Uniara, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia e filosofia da educação, profissão docente, discriminação na educação, cotidiano escolar e ensino e aprendizagem.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.