Publicado por: Foto: Milton Filho/ACidadeON
488
Após as chuvas e ventos intensos ocorridos nos dias 2 e 3 de novembro, a Defesa Civil registrou 110 ocorrências relacionadas às chuvas intensas e outras 231 ocorrências das quais a maioria estava relacionada a quedas de árvores. As informações foram fornecidas pela Defesa Civil, em resposta ao Requerimento nº 1982/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).
De acordo com a Subsecretaria, foram registrados 111 mm de precipitação acumulada e ventos de aproximadamente 90 e 95 km/h. Quedas de árvores e galhos, destelhamento de casas, alagamentos e enxurradas, interdição de residências e infiltrações em unidades de saúde estão entre os impactos do evento climático. Não houve vítimas fatais.
“Na madrugada do dia 2 de novembro de 2025, ao perceber que o número de chamados de ocorrências era bem superior à capacidade de resposta, foi instaurado o Gabinete de Gerenciamento de Crise para coordenar as ações e as funções de cada setor envolvido, com a premissa de priorizar os atendimentos mais graves”, informou o relatório de chuvas intensas emitido pelo órgão.
A Defesa Civil também acionou o plano de contingência denominado “Operação Chuvas de Verão”, estabelecido pelo Decreto nº 13.384, de 2023, e que tem o objetivo de enfrentar “eventos adversos e/ou desastres que possam ocorrer no nosso Município, anualmente, de 1º de dezembro a 31 de março do ano subsequente, visando a preservar a vida e minimizar danos e prejuízos”.
De acordo com o documento, apresentado na resposta ao Requerimento, a etapa de preparação para eventos climáticos intensos envolve o monitoramento de riscos por meio de alertas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Já as ações realizadas no caso de chuvas envolvem o acompanhamento de áreas de risco e de possíveis alagamentos em ruas e casas, enxurradas, desabamentos ou danos a estruturas, quedas de árvores, rupturas de fios e postes, entre outras hipóteses de acidentes.
Como receber alertas da Defesa Civil
Para receber alertas emitidos pela Defesa Civil de Araraquara, é necessário enviar um SMS para 10199 e colocar o CEP de uma localização na cidade.
Alertas severos são emitidos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e são recebidos automaticamente por celulares com conexão 4G.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Instituto de Química da Unesp, em parceria com a Prefeitura, está com processo seletivo aberto para o Cuca 2026 (Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara). As inscrições seguem abertas até o di...
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que, a partir deste mês, todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) permanecerão fech...
O Alistamento Militar de 2026 segue até 30 de junho, sendo obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive os que residem no exterior. O procediment...
Araraquara recebe o projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, iniciativa do Museu Catavento — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo...
A necessidade de manutenção do parque localizado na avenida Oswaldo Tedesco, no bairro Yolanda Ópice, é tema da Indicação nº 35/2026, enviada ao Poder Executivo pelo vereador Aluisio Boi (MDB)....
O prazo para adesão ao programa Negocia Araraquara, que permite a regularização de débitos fiscais junto ao município, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa inédita oferece aos con...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.