1306
O deputado federal Vanderlei Macris foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Araraquarense. A indicação foi do vereador, hoje licenciado, Geicy Sabonete (PSDB). A Sessão Solene de entrega da homenagem ocorreu na noite da sexta-feira (25), no Plenário da Câmara e foi presidida pelo vereador João Farias (PRB).
Presentes o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, e o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB). Os vereadores Aluisio Braz, o Boi (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), Elias Chediek (PMDB) e Tenente Santa (PSDB) também participaram do evento.
História política
Com 40 anos de vida pública, a história de Vanderlei Macris se resume num trabalho em defesa dos interesses da população. Com 22 anos, iniciou sua história na política eleito vereador em Americana. Em 1974, eleito deputado estadual, Macris iniciou uma carreira marcante no Legislativo paulista, onde exerceu sete mandatos. Foi também um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Na gestão de Mário Covas, foi líder do Governo e depois presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo em 1999. Comprometido e transparente, foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin para ser líder de seu governo na Assembleia de 2002 a 2005.
Experiência em Brasília
Tanto fez pelo Estado que foi reconhecido por isto. Macris levou essa força para Brasília. Em 2006, foi eleito deputado federal, tornando-se porta voz do povo paulista no Congresso Nacional. No primeiro ano de seu mandato, foi eleito um dos 100 “cabeças” do Congresso, quando assumiu a vice-liderança da oposição na Câmara. Experiência e competência fizeram com que Macris fosse avaliado como 24º melhor deputado do país, dentre 513 deputados da Câmara, sendo destaque na revista Veja, na edição do dia 28 de dezembro de 2011.
Pronunciamentos
O autor da indicação da homenagem, vereador licenciado Geicy Sabonete (PSDB), afirmou ser um grande prazer poder prestar essa homenagem para alguém que aprendeu a admirar. “Conhecendo melhor o Macris descobri uma pessoa simples, de coração generoso. O que acontece essa noite é mais que merecido, porque ele já faz parte da família araraquarense”.
O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) falou de amizade e das conquistas da cidade através do homenageado que ocupou um espaço e vem destinando muitos recursos para Araraquara. Finalizou agradecendo: “você é um político ficha limpa e fez a lei certa. Para nós é uma honra recebê-lo como araraquarense”.
“Eu acredito na política, acredito no Brasil, por políticos como você e como os que estão aqui hoje”, disse o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho. E acrescentou: “você merece os meus respeitos, pois você já era daqueles de Araraquara”.
O prefeito Marcelo Barbieri disse que Macris já merecia ter recebido o título há muito tempo. Elencou instituições que recentemente receberam verbas, como Gota de Leite, Santa Casa, Lar São Francisco de Assis e Apae.
O vereador João Farias, presidente da Câmara Municipal, destacou o trabalho desenvolvido por Vanderlei Macris nos seus 10 mandatos, se transformando em um parlamentar que tem autoridade, credibilidade e que passou a ser um político do Brasil, sem nunca se esquecer de Araraquara e da região. Farias enfatizou a importância pessoal da cerimônia. “Para mim, é um momento que vai ficar na minha história, pois eu tive a oportunidade de um dia presidir uma sessão que homenageou um cidadão brasileiro que nos dá orgulho dizer: é possível sim acreditar nesse país e acreditar na política, porque a política transforma, se nela tivermos homens com a coragem de transformar, como o hoje cidadão araraquarense Vanderlei Macris”.
Macris, por sua vez, lembrou da família que vinda da Itália se instalou em Araraquara. Lembrou do ex-prefeito Clodoaldo Medina, a quem chamou de cupido, pois conheceu sua esposa Daniela através dele. Emocionado, agradeceu o carinho e disse que “esse título é muito importante pra mim, mais do que se possa imaginar, pois foi aqui que passei toda a minha infância. Tenho raízes nessa cidade. Quero honrar esse título, pois agora eu também sou araraquarense”.
Confira a íntegra da solenidade aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...
Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...
Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...
O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...
O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...
Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.