615
Dentro das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Câmara realizou, na noite da quinta-feira (30), a 13ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. Instituído em 2004, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, além de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial. Neste ano, a Casa de Leis enviou ofício para 74 entidades representativas de diversos segmentos da sociedade, solicitando a indicação de uma pessoa ou entidade que se destaca por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e combate ao racismo. Os nomes apontados foram submetidos ao Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), que definiu uma pessoa para ser homenageada em 2017. Nesta edição, a professora Patrícia Simone dos Santos Soares foi quem recebeu a honraria, ao lado do marido, Roberto Antonio Soares.
Para a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, Rita de Cássia Ferreira, “é uma satisfação estar aqui nesta noite. A educação é um instrumento importantíssimo no combate ao racismo. Podemos fazer muito para a nossa cidade e para o nosso país, e cada vez mais precisamos falar do racismo. Só temos que agradecer todo o seu trabalho desenvolvido”.
O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, parabenizou Patrícia pelo reconhecimento. “Precisamos cada vez mais de pessoas fazendo coisas diferentes no cotidiano. É mais uma referência na nossa luta. Ela é um exemplo e é muito bom poder homenageá-la.”
Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (PP) lembrou que “é um prêmio muito importante para a pessoa e para a comunidade. Você merece por todo o trabalho que vem realizando. Não temos palavras para medir essa homenagem”.
Representando o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) destacou que “360 anos depois de Zumbi, ainda estamos na luta. Patrícia percebeu nela a missão de honrar os nossos antepassados e lutar por um futuro melhor. Muito importante premiar quem continua na luta”.
Emocionada, Patrícia afirmou se tratar de um momento especial. “Sou uma pessoa muito feliz, amada e abençoada, e tenho uma família para me amparar. Tudo tem o seu tempo e a sua hora. Tive uma experiência maravilhosa na Apae durante 12 anos, onde contei com muita liberdade e confiança para desenvolver o meu trabalho. Temos que educar e valorizar o que cada um pode fazer. Fazendo o bem, só colhemos o bem. Precisamos de coragem para enfrentar os desafios. A educação para mim é um prazer.”
Mais homenagens
Em comemoração à Semana Municipal de Capoeira, a noite também contou com uma homenagem, entregue por Andrade, aos mestres da capoeira Ronildo Soares dos Santos (Mestre Nildão), Antonio Pedroso (Mestre Toninho) e José Gomes Sobrinho (Mestre Zezinho).
O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e o Comcedir prestaram uma homenagem póstuma para Aparecida do Carmo Francisco Felipe, a Madrinha Cida. As lembranças foram entregues aos filhos de fé Jorge Eduardo Gomes e Janaina Cristina Gomes. A mãe da Madrinha Cida, Maria Gerônimo Francisco, e a mãe da professora Patrícia, Sônia Maria dos Santos, não foram esquecidas nas homenagens. Também estiveram presentes na solenidade José Carlos Moisés, representando o vereador José Carlos Porsani (PSDB), Lígia Celante, representando a Apae, e a coordenadora do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial “Nair Claudino”, Márcia Tânia Alves.
Sobre os homenageados
Patrícia Simone dos Santos Soares
Filha de Benedito e Sônia, nasceu em 1974 e é casada com Roberto. É pedagoga com especialização na área de deficiência mental e múltipla, e pós-graduada em educação/psicopedagogia – abordagem clínica. Atuou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por 12 anos. Hoje, é professora da educação infantil na escola do Jardim Morumbi.
Ronildo Soares dos Santos – Mestre Nildão Formado em Capoeira, Muay Thai e Kickboxing, foi vice-campeão panamericano na década de 1990, e atualmente participa do projeto “Comunidade Ativa” que atende mais de 400 crianças e adolescentes.
Antonio Pedroso – Mestre Toninho
Formado para professor em 1984 e para mestre da capoeira em 1999 pelo Mestre Natalino Bezerra da Silva, foi o ganhador do projeto “Capoeira para Todos” em 2010, 2011 e 2014, e atualmente faz parte do Grupo de Capoeira Pau Brasil que desenvolve projetos gratuitos para a comunidade de Araraquara.
José Gomes Sobrinho – Mestre Zezinho
Formado para professor em 1992 e para mestre em 2009, é fundador da Associação de Capoeira Sol e Liberdade, implantou o projeto “Capoeira na Escola” para crianças de baixa renda, e lutou pela criação do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Capoeira.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura de Araraquara tem previsão de reformar a estrutura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Farmacêutico Cristóvão Colombo”, do Jardim Cruzeiro do Sul. A informação foi enviada em resp...
Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu detalhes à Prefeitura de Araraquara sobre a falta de medicamentos de uso comum e contínuo na rede pública municipa...
Dentro das atividades da Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”, o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebe a Audiência Pública...
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.