1400
Considerando preocupante o aumento do número de dependentes químicos em Araraquara e ser fundamental o acesso a informações atualizadas sobre as opções de tratamentos disponíveis na rede pública, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre os tratamentos para dependentes químicos no Município.
“Levando em conta a gravidade das consequências físicas e psicológicas causadas pelo uso abusivo de drogas, é necessário garantir que existam recursos adequados para oferecer o melhor suporte aos dependentes e suas famílias”, entende o parlamentar.
Angeli enfatiza ainda a relevância do trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Doutor Calil Buainain” (Caps AD) no cuidado e na assistência a pessoas com dependência química.
No documento, o vereador pergunta qual a quantidade de pacientes atendidos pelo Caps AD atualmente; quais são os tipos de atendimentos oferecidos pelo Caps AD, tais como atendimento individual, terapia em grupo, atividades de reintegração social, entre outros; qual a frequência e duração média dos atendimentos prestados aos pacientes; qual o número de profissionais de saúde que compõem a equipe do Caps AD e suas respectivas formações; quais são as políticas e estratégias utilizadas pelo Caps AD no acompanhamento e tratamento dos pacientes com dependência química; e se existem parcerias ou convênios firmados com outras instituições.
O parlamentar pede também um relatório mostrando resultados e indicadores relacionados ao sucesso do tratamento realizado no Caps AD, como taxa de abstinência, redução de danos e reintegração social dos pacientes.
Pergunta ainda quantas clínicas de internação para dependentes químicos estão registradas e operam em parceria com o Município; quais são os critérios utilizados para autorização e fiscalização dessas clínicas; quais são os tipos de tratamento oferecidos pelas clínicas de internação credenciadas; e se existe alguma instituição responsável pela supervisão e orientação dessas clínicas e, em caso afirmativo, qual o órgão responsável e qual o seu papel.
“Diante do preocupante aumento de dependentes químicos em nossa cidade, é essencial que tenhamos informações claras sobre os tratamentos disponíveis. Precisamos garantir recursos adequados para oferecer o suporte necessário aos dependentes e suas famílias. Além disso, queremos ter conhecimento de quais são as clínicas de internação credenciadas. É fundamental que tenhamos políticas efetivas para o acompanhamento e tratamento desses pacientes”, explica e finaliza Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.