Publicado por: Foto: Freepik
56
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Araraquara.
A parlamentar destaca a Lei Municipal nº 8.892/2017, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de maio, e a política nacional de medicamentos que tem como objetivo promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população (art. 6º da Lei 8.080/1990).
Considera ainda “os avanços que tivemos e que ainda lutamos para ter no município depois da Audiência Pública realizada no dia 5 de maio de 2025, que abordou a necessidade de criação de uma política municipal para a promoção do uso racional de medicamentos”, além das Leis nº 5.991/1973 e nº 6.360/1976, e da Portaria SVS nº 344/1998, que regulamenta tecnicamente o controle sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.
“As classes terapêuticas benzodiazepínicas e droga Z (lista B1) e antidepressivos (lista C1) são substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, no que tange às atividades da assistência farmacêutica do município, à logística (programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque) e à dispensação (escrituração e balanço) de medicamentos da Remune [Relação dos Medicamentos Municipais Essenciais]”, explica Fabi.
Entre os medicamentos controlados que constam na lista, estão: Duloxetina, cloridrato 30 mg liberação retardada cápsula; Amitriptilina, cloridrato 25 mg comprimido; Bupropiona, cloridrato 150 mg comprimido liberação prolongada; Clomipramina, cloridrato 25 mg comprimido; Clonazepam 0,5 mg comprimido; Clonazepam 2 mg comprimido; Clonazepam 2,5 mg/mL solução oral gotas frasco; Diazepam 10 mg comprimido; Diazepam 5 mg comprimido; Fluoxetina, cloridrato 20 mg cápsula/comprimido; Imipramina, cloridrato 25 mg comprimido; Sertralina, cloridrato 50 mg comprimido; Nortriptilina, cloridrato 25 mg cápsula; e Zolpidem, hemitartarato 10 mg comprimido”, detalha Fabi.
No documento, a vereadora pergunta qual a quantidade de benzodiazepínicos, droga Z e antidepressivos (citados acima) dispensados aos usuários no município no último ano (janeiro de 2025 a janeiro de 2026), pedindo que seja especificada a quantidade mensal, anual e o consumo médio mensal dos medicamentos listados; e qual foi a quantidade adquirida pelo município no período de janeiro de 2025 a janeiro de 2026, discriminada por medicamento, apresentação e dose (balanço anual).
Considerando o Sistema Nacional de Controle de substâncias psicoativas e psicotrópicas (escrituração e balanço), questiona quais são as unidades de saúde que mais prescrevem esses medicamentos e se existe um mapeamento de acompanhamento dentro da rede.
Finalizando, indaga se há protocolos de acompanhamento do uso de benzodiazepínicos e droga Z na prevenção de abuso e dependência; se existe ou já foi considerada a implementação de um protocolo de desprescrição de benzodiazepínicos ou antidepressivos; quais são as patologias que mais necessitam dos medicamentos, com listagem contendo o medicamento prescrito em cada unidade de saúde; e se existe na rede um mapeamento do perfil dos usuários que mais consomem os medicamentos, com detalhamento de idade, medicamento, unidade de saúde, tempo de uso e outras informações importantes para acompanhamento de cada caso.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura. De acordo com o docume...
O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...
A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...
O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita repintura e reparos gerais no Centro de Referência Especializado de As...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.