2844
Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) ouviu o relato de um munícipe que procurou o gabinete, dizendo ter sido abordado por dois profissionais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que informaram a remoção da árvore em frente à sua casa.
“Ele não autorizou, questionando a documentação autorizativa, insistindo que a árvore está saudável, não havendo necessidade alguma de remoção”, conta a parlamentar.
No mesmo dia, Fabi recebeu um pedido de socorro de outro morador da mesma rua, relatando que sua árvore foi cortada sem a sua autorização e sem a sua presença, pois estava viajando, resultando em queda de fios no passeio público, jabuti preso nos galhos, galhos dentro do imóvel e destruição do jardim interno.
Segundo a vereadora, a CPFL informou se tratar do projeto Arborização + Segura, uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Defesa Civil, pelo qual 1.900 árvores foram mapeadas para serem suprimidas, sendo que 220 dessas árvores já possuem a autorização imediata para supressão pela pasta.
“O projeto me deixou muito assustada e, por não ter conhecimento algum sobre o seu andamento, resolvi encaminhar um Requerimento ao Executivo, solicitando informações sobre ele”, afirma a parlamentar.
Fabi menciona que, no começo do ano, a Prefeitura veiculou uma matéria dizendo estudar um novo plano de arborização da cidade, buscando equilibrar segurança e sustentabilidade, junto à CPFL e à Defesa Civil, para discutir a identificação de árvores com risco de queda, prevenindo acidentes e prejuízos financeiros.
No documento enviado ao Executivo, a vereadora pede cópias do projeto Arborização + Segura na cidade de Araraquara; do mapeamento, com os endereços, das 1.900 árvores levantadas; e das autorizações emitidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para remoção imediata das 220 árvores, com todos os endereços e redes relacionadas.
Além disso, solicita informações de como será feita a abordagem e a comunicação com a população, para que os munícipes não sejam pegos de surpresa, e demais informações pertinentes sobre o projeto.
Reunião
Na semana passada, a parlamentar se reuniu com a equipe do programa e obteve a informação de que ele foi suspenso até o dia 23 de junho, quando será realizada uma conversa ampliada, até a avaliação e construção com a participação popular e os representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).
Estiveram na reunião representantes da CPFL, do Meio Ambiente, da Defesa Civil e do Comdema, além dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Marcelinho (Progressistas) e das vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Maria Paula (PT).
O novo encontro, aberto a todos os interessados, está marcado para o dia 30 de junho, uma segunda-feira, às 18 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.