1465
Em março deste ano, o vereador Marchese da Rádio (PSD) enviou um documento, requisitando à Prefeitura informações sobre a fiscalização dos postos de serviços das empresas terceirizadas.
“Considerando que o serviço terceirizado é procedimento utilizado no serviço público para reduzir ou extinguir a participação do Estado em atividades não essenciais, buscando redução dos gastos públicos, aumento da qualidade e maior eficiência da máquina administrativa, requisito informações sobre o responsável pela fiscalização de todos os postos de serviços onde atuam as empresas terceirizadas”, justificou o parlamentar.
Em resposta, o coordenador Executivo de Licitações, Compras, Contratos e Parcerias, Danilo de Souza Jardim, informou que a fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais entre a administração pública e as empresas contratadas é dividida conforme tabela anexada ao documento, onde constam nomes de credores e dos fiscais, além de números do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e dos contratos fiscais.
No documento, Marchese também pergunta com qual frequência é feita a fiscalização. “O acompanhamento da execução dos contratos deve ser realizado diariamente, monitorando-se o cumprimento das obrigações pelas empresas contratadas, verificando-se prazos, qualidade dos serviços, conformidade com as especificações técnicas e normas legais”, respondeu o coordenador Executivo de Licitações, Compras, Contratos e Parcerias, Danilo de Souza Jardim.
Já a gestão documental – que consistente na análise dos documentos da empresa contratada, liquidação de notas fiscais, relatórios de atividades e comprovantes de recolhimento das obrigações trabalhistas – é realizada na medida das liquidações das faturas, precedendo o seu pagamento”, informou o coordenador.
Quanto à responsabilidade em providenciar condições adequadas de trabalho aos funcionários nos postos de serviços, segundo Jardim, “segue o contrato firmado entre as partes, cabendo às contratadas o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), treinamento dos trabalhadores para o uso correto dos EPIs e EPCs, implementação de medidas de segurança e saúde no trabalho, manutenção do ambiente de trabalho limpo e organizado, pagamento de salários e benefícios de acordo com a legislação, além do cumprimento das obrigações fiscais e previdenciárias”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou 13 projetos em Sessão Ordinária nesta terça-feira (26) no Plenário do Legislativo. Dos 16 projetos que estavam na Ordem do Dia, dez foram de autoria de parlame...
Estão abertas até quarta-feira (27) as inscrições para o curso gratuito “Produção Executiva para Grandes Eventos”, voltado à capacitação de promotores e produtores culturais, estudantes e recém-for...
A realização dos serviços de retirada de resíduos sólidos e roçada da vegetação em trecho do Córrego Ribeirão do Ouro, próximo à avenida Padre José de Anchieta, é tema da Indicação nº 3850/2025, en...
A Praça “Sebastião dos Santos”, também conhecida como Praça do Dominó, precisa de diversas melhorias, segundo indicações feitas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) à Prefeitura. O equipamento púb...
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.204 atendimentos a pacientes entre janeiro e junho deste ano, segundo informações enviadas p...
Em Indicação encaminhada recentemente às Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos e da Saúde, a vereadora Maria Paula (PT) pede vistoria técnica e reparos estruturais com urgência na Uni...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.