Notícias



Documento pontua fiscalização e cumprimento de obrigações contratuais em terceirizadas

Vereador Marchese da Rádio (PSD) pediu ao Executivo informações sobre o serviço em Araraquara

1045


Em março deste ano, o vereador Marchese da Rádio (PSD) enviou um documento, requisitando à Prefeitura informações sobre a fiscalização dos postos de serviços das empresas terceirizadas.

“Considerando que o serviço terceirizado é procedimento utilizado no serviço público para reduzir ou extinguir a participação do Estado em atividades não essenciais, buscando redução dos gastos públicos, aumento da qualidade e maior eficiência da máquina administrativa, requisito informações sobre o responsável pela fiscalização de todos os postos de serviços onde atuam as empresas terceirizadas”, justificou o parlamentar.

Em resposta, o coordenador Executivo de Licitações, Compras, Contratos e Parcerias, Danilo de Souza Jardim, informou que a fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais entre a administração pública e as empresas contratadas é dividida conforme tabela anexada ao documento, onde constam nomes de credores e dos fiscais, além de números do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e dos contratos fiscais.

No documento, Marchese também pergunta com qual frequência é feita a fiscalização. “O acompanhamento da execução dos contratos deve ser realizado diariamente, monitorando-se o cumprimento das obrigações pelas empresas contratadas, verificando-se prazos, qualidade dos serviços, conformidade com as especificações técnicas e normas legais”, respondeu o coordenador Executivo de Licitações, Compras, Contratos e Parcerias, Danilo de Souza Jardim.

Já a gestão documental – que consistente na análise dos documentos da empresa contratada, liquidação de notas fiscais, relatórios de atividades e comprovantes de recolhimento das obrigações trabalhistas – é realizada na medida das liquidações das faturas, precedendo o seu pagamento”, informou o coordenador.

Quanto à responsabilidade em providenciar condições adequadas de trabalho aos funcionários nos postos de serviços, segundo Jardim, “segue o contrato firmado entre as partes, cabendo às contratadas o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), treinamento dos trabalhadores para o uso correto dos EPIs e EPCs, implementação de medidas de segurança e saúde no trabalho, manutenção do ambiente de trabalho limpo e organizado, pagamento de salários e benefícios de acordo com a legislação, além do cumprimento das obrigações fiscais e previdenciárias”.


Publicado em: 09 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...



Câmara vota orçamento 2025, cavalgadas, ajuda financeira a entidades e outros projetos

18 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...



Refis 2024

18 de novembro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!