Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON
465
O impacto das recentes mudanças no transporte coletivo de Araraquara foi questionado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 1979/2025, no qual ele solicita à Prefeitura informações sobre as alterações no funcionamento do Terminal Central de Integração (TCI).
O parlamentar argumenta que as modificações implementadas pelo Decreto nº 12.972/2022 têm gerado reclamações e podem estar restringindo o acesso de parte da população a um serviço essencial.
Bianco reforça que o transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal e um dos pilares da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), com o objetivo de promover a integração entre os diferentes modos de transporte e ampliar a acessibilidade.
“No entanto, há um crescente número de reclamações de usuários do transporte público, que relatam prejuízos após as mudanças, especialmente a nova regra que condiciona o direito à integração ao uso exclusivo do cartão NovoCard, excluindo os passageiros que pagam a tarifa em dinheiro. Essa situação contraria o princípio da justiça social e penaliza especialmente os cidadãos de menor renda”, justifica o vereador.
O parlamentar destaca ainda que, além da limitação no acesso à integração, há queixas frequentes sobre o tempo de duas horas para a baldeação, considerado insuficiente diante da redução na frequência das linhas e eventuais atrasos nos ônibus.
Segundo os relatos recebidos por seu gabinete, muitos usuários acabam sendo obrigados a pagar uma segunda tarifa, o que aumenta o custo das viagens e compromete o objetivo do sistema de integração.
Diante desse cenário, Bianco solicita à Prefeitura que informe a justificativa técnica e social para a restrição do benefício apenas aos portadores do NovoCard e se foram realizados estudos de impacto para mensurar quantos passageiros seriam afetados pela medida.
Ele também pede o percentual atual de usuários que pagam a passagem em dinheiro e questiona se há planos para revisar a regra, a fim de assegurar a todos o direito à integração.
O vereador questiona também se o Executivo tem monitorado a frequência e a pontualidade das linhas, bem como se há estudos para ampliar o tempo de integração.
Por fim, pede uma avaliação oficial sobre os resultados do Decreto nº 12.972/2022, a fim de verificar se os objetivos propostos com as alterações no TCI foram de fato alcançados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...
Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis. Futebol fem...
No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves...
Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...
Em ato no Gabinete da Presidência, Raoni Gustavo Mauro foi empossado como novo servidor público da Câmara Municipal de Araraquara. Ele foi aprovado em concurso público para o cargo de analista em g...
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza na segunda-feira, 1º de dezembro, uma ação especial de testagem rápida gratuita para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, das 9h30 às...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.