Publicado por: Foto: Jefferson Viergas
764
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Maria Paula (PT) pede informações sobre a não realização do Festival Internacional de Dança de Araraquara (Fida) em 2025.
Para a parlamentar, o Festival é uma das principais iniciativas de valorização da produção artística local e de intercâmbio cultural do município, promovendo acesso gratuito à arte, formação de plateia e movimentação econômica por meio do turismo e da cadeia cultural.
Maria Paula lembra que o evento constava no orçamento aprovado para o exercício de 2025, com previsão de dotação orçamentária específica, e que não foi realizado até o presente momento.
Por isso, ela pergunta qual foi o motivo oficial para o cancelamento ou não realização do Festival em 2025, por qual instância da administração pública municipal a decisão foi tomada e se houve consulta aos agentes culturais da cidade.
Indaga ainda se o evento chegou a ser contratado ou se foi iniciado algum tipo de processo licitatório ou de contratação. Em caso positivo, solicita cópia dos documentos.
A vereadora busca saber também qual valor estava destinado na LOA 2025 especificamente para o Festival; qual a fonte do recurso (recursos próprios, transferências, emendas etc.); e se esses valores foram contingenciados, anulados, remanejados ou ainda estão disponíveis e, em caso de remanejamento, para qual função programática, além de qual justificativa técnica orientou a decisão.
Encerrando, a parlamentar questiona se há previsão de reprogramação do Festival ainda para o segundo semestre de 2025 ou se ele está definitivamente cancelado e, considerando a importância cultural e simbólica do Festival para a cidade e seus artistas, se a Secretaria de Cultura possui algum planejamento de ação compensatória ou de incentivo aos coletivos de dança impactados pela não realização do evento.
“A presente solicitação visa a garantir a devida transparência na aplicação dos recursos públicos e preservar a política cultural do município, que não pode ser enfraquecida sem diálogo com a sociedade e o setor cultural. O não cumprimento de eventos previstos em lei orçamentária requer justificativas sólidas e documentadas”, argumenta Maria Paula.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....
Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...
A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....
A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...
Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...
Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.