Publicado por: Foto: Reprodução Google Maps
953
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), protocolou seis indicações, apresentando à Prefeitura a necessidade de realização de melhorias de infraestrutura e acessibilidade, de manutenção e reposição de equipamentos elétricos e eletrônicos, substituição da resina, bem como organização do almoxarifado da Unidade de Saúde da Família Maria Luiza “Doutora Neusa Maria Affini Dicenzo”.
Para reforçar a demanda, o parlamentar também encaminhou um Requerimento, solicitando informações sobre estrutura, equipamentos e recursos humanos da unidade de saúde.
“A Unidade de Saúde da Família Maria Luiza atende cerca de 7 mil pacientes, com aproximadamente 200 atendimentos diários, sendo essencial garantir infraestrutura adequada para profissionais e usuários”, destaca Angeli.
Para ele, o local enfrenta problemas graves de infraestrutura, como cadeiras de rodas guardadas no banheiro, comprometendo o acesso de pacientes, além da presença de infiltrações, que causam goteiras dentro do espaço de atendimento. “A estrutura também necessita de reforma urgente, considerando que há espaço disponível para ampliação, garantindo acessibilidade adequada para cadeirantes, correção das infiltrações e melhorias estruturais nos pisos das salas, especialmente na sala de vacina”, observa.
Outro problema apontado no documento diz respeito aos computadores da unidade, sendo um inoperante e os demais apresentando falhas que prejudicam agendamentos e registros médicos, comprometendo a eficiência no atendimento aos pacientes. “Além disso, há a necessidade de substituição da resina dental fornecida à unidade, visto que não corresponde à qualidade adequada, resultando na necessidade de reposição constante.”
O vereador pede também melhorias na organização e estrutura do almoxarifado, “para providenciar copos descartáveis e revisar a estrutura das prateleiras, considerando que uma delas já caiu sobre uma funcionária, causando riscos à segurança dos servidores”.
No Requerimento, o parlamentar pergunta à Prefeitura sobre alguma previsão de reforma na Unidade de Saúde da Família Maria Luiza. “Há um cronograma para manutenção dos equipamentos elétricos da unidade, considerando o funcionamento precário dos ventiladores e aparelho de ar-condicionado? Quais medidas serão adotadas para garantir a reposição de materiais odontológicos adequados, evitando a necessidade de substituições frequentes?”, indaga.
Angeli questiona também sobre a manutenção eletrônica nos computadores da unidade e logística no almoxarifado. “Há previsão de substituição ou melhoria dos equipamentos de informática? Existe planejamento para melhorar a logística e organização do almoxarifado, garantindo estrutura mais segura e adequada para armazenagem de insumos?”.
“A USF Maria Luiza realiza centenas de atendimentos por dia e não pode continuar funcionando em condições tão precárias. Falhas estruturais, infiltrações, equipamentos danificados e riscos à segurança dos profissionais mostram, há anos, o quanto é urgente uma intervenção da Prefeitura. Nossa cobrança é por respeito à população e por condições dignas de trabalho para quem está na linha de frente do atendimento à saúde”, conclui o vereador.
A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias, prorrogável por até 55 dias, para responder aos questionamentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada após...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
As Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo ano, começam nesta sexta-feira (10), a partir das 14 ho...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.