797
Está no ar mais um episódio do PodCast da Escola do Legislativo. O tema do 16º programa é o Fevereiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre doenças raras, que conta com a participação de Andrea Soares e Júlian Mendonça. A iniciativa é parte integrante do “Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras”, criado pela Resolução nº 523/2023.
Durante pouco mais de 40 minutos, os convidados compartilharam algumas experiências como portadores de doenças raras, incluindo a demora no diagnóstico e desafios encontrados nos tratamentos, que envolvem desde a questão dos medicamentos e a falta de profissionais qualificados até os obstáculos enfrentados no dia a dia por essas pessoas.
Andrea, que é idealizadora do documentário “Mundo dos Raros” e da plataforma Crossing Connection Health, foi diagnosticada com hepatite autoimune há 15 anos. Ela fala das suas vivências e apresenta aos ouvintes vários números e estatísticas sobre as enfermidades atípicas, necessidade de políticas públicas adequadas e a carência de apoio aos cuidadores, essenciais aos pacientes no decorrer de todo o processo.
Fundador do grupo SDCR, que disponibiliza informações sobre doenças raras, e portador da síndrome da dor regional complexa, Júlian Mendonça divide com os ouvintes a sua jornada em busca da identificação de sua enfermidade, a resistência do seu organismo aos fármacos e as dificuldades para encontrar informações sobre sua condição.
Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro do universo das doenças raras? Clique aqui e ouça o programa na íntegra pelo Spotify.
O que são doenças raras?
Segundo definição do Ministério da Saúde, “as doenças raras correspondem a um conjunto diverso de condições médicas que afetam um número relativamente pequeno de pessoas em comparação com doenças mais comuns”.
Não existe um consenso sobre o número exato de doenças raras, mas estima-se haver mais de cinco mil tipos diferentes, relacionados a fatores genéticos, ambientais, infecciosos e imunológicos, entre outros. Ainda segundo o ministério, estudos indicam que em torno de 3,5 a 5,9% das pessoas em todo o mundo poderiam ser afetadas por alguma doença rara ao longo da vida.
Publicado em: 07 de março de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dentro das atividades do Fórum Municipal da Educação, a Escola do Legislativo realizou na tarde desta quinta-feira (24), a palestra “Lei do Jovem Aprendiz: Oportunidades, Direitos e Responsabilidad...
A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo (EL), irá realizar, na quinta-feira (24), às 14 horas, no Plenarinho, uma palestra com o tema “Lei do Menor Aprendiz – Oportunidades, Direitos...
Com a assinatura de termo de parceria entre a Câmara Municipal e escolas municipais, estaduais e particulares, na tarde de sexta-feira (11), começou oficialmente a 11ª edição do Parlamento Jovem, p...
O Curso “Além do diagnóstico: a jornada do autismo”, ministrado pela professora especialista em Educação especial Aline Crociari e pelos supervisores de ensino Enrico Chinen e Eduardo Teixeira, aco...
A segunda edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense foi oficialmente aberta na tarde desta terça-feira (1º), no Saguão da Câmara Municipal, com a presença do vereador Michel Kary (...
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.