Notícias



Educa Mais Araraquara auxilia em defasagens escolares ampliadas na pandemia

Vereador João Clemente (Progressistas) pediu à Prefeitura dados atualizados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Araraquara

Publicado por: Gabriel Rosa/ AEN - Governo do Estado do Paraná

1010


Informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Araraquara foram solicitados, por meio de um requerimento enviado à Prefeitura, pelo vereador João Clemente (Progressistas). “Considerando que o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação a partir de dois componentes, a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Inep], requisito resultados do Ideb, levando-se em conta a última atualização”, justificou Clemente.

No documento, o parlamentar solicitou à Prefeitura ações que possam minimizar a discrepância da desigualdade de escolas com bons resultados daquelas com resultados inferiores em Araraquara.

“Várias ações foram implementadas na rede municipal de ensino no âmbito do Programa Educa Mais Araraquara, elaborado e implementado para auxiliar as dificuldades e defasagens escolares ampliadas na pandemia, como formação continuada docente, de modo que o professor se atualize e aprimore sua prática pedagógica. Outras iniciativas foram reforço escolar aos sábados; presença de professores auxiliares nas turmas de alfabetização; ensino no nível certo, focado na recomposição das aprendizagens; investimento em livros de literatura infantojuvenil e projetos de leitura; aquisição de jogos para alfabetização e de jogos para ensino da matemática, entre outras”, contou a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos.

A respeito da metodologia empregada na escola que apresenta pior resultado, a secretária informou que a diretriz metodológica da rede é a mesma para todas as unidades, assim como o material didático utilizado. E que a metodologia ativa coloca o estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, todavia os professores com uma formação mais tradicional têm dificuldade para incorporar em sua prática pedagógica estratégias ativas de ensino.

Ainda segundo Clélia, além do aspecto metodológico, a observação de elementos que diferem uma escola com bons resultados de uma escola com resultados inferiores é, sobretudo, a forma como a escola acolhe seus estudantes e acredita no potencial deles. “Ter um ambiente escolar acolhedor, em que os estudantes se sentem bem e pertencentes faz muita diferença no processo de aprendizagem. Observamos, ainda, que as escolas com resultados aquém do esperado e das possibilidades têm um alto índice de infrequência escolar. Ao faltarem excessivamente, os estudantes prejudicam suas próprias aprendizagens e, por fim, o índice da escola. A não participação em projetos como o reforço escolar e faltas excessivas durante as aulas de Recomposição das Aprendizagens também são comuns nessas escolas. Do mesmo modo, a intermitência de docentes, sucessivas faltas, a baixa responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos estudantes e a cultura de não análise dos dados, estatísticas e indicadores educacionais da escola também contribuem para melhoria ou não dos índices de desenvolvimento da aprendizagem escolar”, afirmou a secretária.

O vereador também pediu à Prefeitura os resultados do Ideb, levando-se em conta a última atualização, apresentada pelas escolas municipais, do 1º ao 5º ano. De acordo com gestora da pasta, o Ideb será divulgado no segundo semestre de 2024. “Temos, neste momento, os resultados preliminares da última avalição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizada no ano passado. Desses resultados preliminares, temos acesso apenas aos níveis de proficiência dos estudantes expressos no desempenho médio da escola. Analisando os dados preliminares e comparando-os com o resultado anterior, constatamos que mais da metade das escolas tiveram um desempenho médio maior que na avaliação de 2021. De qualquer forma, os dados comparativos estão prejudicados, já que em 2021 estávamos voltando as aulas presenciais e seis das nossas escolas não tiveram seus dados computados porque havia um baixo número de estudantes no dia da avaliação”, acrescentou Clélia.

Quanto aos dados do Saeb das turmas do 9º ano, Clélia afirmou que todas as escolas avaliadas tiveram um desempenho médio maior em 2023, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, evidenciando uma melhora significativa na aprendizagem.

 


Publicado em: 02 de julho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 27/06

27 de junho de 2025

Música O grupo Corsário promove uma bonita conversa entre a música brasileira e o flamenco. Inspirado nas obras de alguns dos principais compositores brasileiros, através de nomes como João Bosco,...



Agenda Esportiva – 27/06

27 de junho de 2025

Capoeira Representando Araraquara, quatro atletas da equipe de capoeira Fundesport/Acasol disputam, em Brasília, entre esta sexta-feira (27) e sábado (28), o VMB9 – Volta ao Mundo Bambas 9, que de...



Formatura do Proerd reúne 650 estudantes no Sesc Araraquara

27 de junho de 2025

A Câmara participou da cerimônia de entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na tarde desta sexta-feira (27), no ginásio do Sesc....



Exposição 'Olhares Duros'

27 de junho de 2025

De 1º a 31 de julho, a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” recebe a exposição fotográfica “Olhares Duros”, do fotógrafo araraquarense Cláudio Lara Ruiz, com realização da Secretaria Municipal d...



Indicação pede implantação de semáforo em cruzamento do Santana

27 de junho de 2025

Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) pede estudos técnicos de viabilidade para implantação de semáforo no cruzamento da Rua Castro Alves com a Avenida José Bonifácio,...



Documentos cobram mais apoio estrutural ao projeto de ginástica da melhor idade

27 de junho de 2025

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), fez uma visita de fiscalização e verificou melhorias que podem ser feitas no projeto de ginástica da melhor idade, realiz...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!