Publicado por: Foto: Divulgação
323
Em Requerimento encaminhado em outubro à Prefeitura, a vereadora Maria Paula (PT) pediu informações sobre a possível falta de professores de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza”, destacando a ausência desde o início do ano letivo e a necessidade de um professor substituto permanente.
“A disciplina de Geografia possui papel essencial na formação dos alunos, por ampliar a compreensão crítica sobre o espaço, o território, a sociedade e as transformações ambientais e históricas”, avalia a parlamentar.
No documento, Maria Paula pontua que a Emef está sem professor de Geografia desde o início do ano letivo, situação que compromete gravemente o processo de ensino-aprendizagem e agrava a defasagem escolar.
“É indispensável a adoção de medidas emergenciais pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente a nomeação de um professor substituto permanente, para que os alunos não permaneçam privados de um direito básico assegurado pela Constituição Federal, que é o acesso à educação de qualidade”, reforça.
Em resposta, a pasta informa que a titular das aulas da disciplina de Geografia se afastou por motivo de licença-saúde a partir de 9 de abril deste ano. “Desde então, a Secretaria tem empreendido todos os esforços necessários para a substituição da profissional, tendo convocado, inicialmente, candidatos aprovados em concurso público, os quais, contudo, declinaram da vaga. Esgotadas essas possibilidades, foram convocados candidatos classificados em Processo Seletivo Simplificado, também sem êxito, em virtude de novas desistências.”
A Educação coloca que, diante dessa situação e considerando as diretrizes estabelecidas pela Deliberação CME nº 01/2017, que autoriza docentes licenciados em História a ministrar aulas de Geografia, as turmas impactadas tiveram suas aulas atribuídas a um Professor II de História, garantindo, assim, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem.
“Cumpre ainda destacar que o acompanhamento pedagógico dos alunos vem sendo realizado pela equipe gestora e pela equipe de coordenação pedagógica da unidade escolar, que avaliam continuamente a necessidade de reposição de conteúdos e o fortalecimento das práticas de apoio à aprendizagem”, detalha.
Emef ‘Rafael de Medina’
A Secretaria cita ainda a Emef “Rafael de Medina”, que enfrenta situação semelhante, decorrente de licença médica da mesma docente que leciona Geografia na Emef “Gilda Rocha de Mello e Souza”, mas diz que a pasta permanece adotando providências administrativas e pedagógicas voltadas à recomposição das equipes escolares e à manutenção da qualidade do ensino oferecido na rede municipal.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede a instalação de tachas de sinalização viária em ciclovias do município com tecnologia solar e iluminaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.