Notícias



Educação esclarece situação de contrato para serviços de limpeza e zeladoria

Informações foram encaminhadas à Câmara Municipal após questionamentos do vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: ASCOM Prefeitura de Águas Lindas de Goiás/GO

57


No início de setembro, o vereador Alcindo Sabino (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a continuidade da prestação de serviços de limpeza e zeladoria em unidades escolares e vinculadas à Secretaria Municipal da Educação, após a prorrogação vigente até 29 de setembro deste ano.

 

No documento, o parlamentar perguntava se havia previsão de nova prorrogação do contrato em questão e, em caso positivo, qual seria o período e o valor estimado; caso não houvesse nova prorrogação, questionava se a Prefeitura pretendia realizar novo processo licitatório para a contratação dos serviços de limpeza e zeladoria e, se sim, em que estágio se encontraria o procedimento licitatório.

 

Indagou ainda se existia a possibilidade de ser realizada contratação emergencial após o término da atual vigência e, em caso positivo, quais os critérios e justificativas para tal medida; e se existia estudo técnico ou planejamento para alteração do modelo de contratação.

 

“O contrato de prestação de serviços de limpeza e zeladoria para ambientes escolares e unidades vinculadas à Secretaria Municipal da Educação é essencial para garantir condições adequadas de salubridade, higiene e segurança, refletindo diretamente na qualidade do ambiente de trabalho dos profissionais da educação e no bem-estar dos alunos”, argumenta Alcindo.

 

Nova licitação

 

Em resposta, a pasta informa que o contrato em questão foi prorrogado excepcionalmente por mais seis meses, mantendo assim o serviço terceirizado de zeladoria nas unidades escolares.

 

Segundo a Educação, não há previsão de nova prorrogação do contrato, que tem o prazo final definido para 29 de março de 2026. “Embora a possibilidade de uma nova prorrogação seja baixa, mudanças podem ocorrer em razão de fatores imprevistos. No entanto, a decisão oficial, no momento, é pelo encerramento do contrato na data prevista.”

 

A pasta pontua ainda que, considerando as necessidades observadas nas unidades escolares, ela iniciou estudos técnicos e está planejando uma licitação para contratação de controladores de acesso. “O processo licitatório encontra-se em fase de elaboração de estudo técnico preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR).”

 

A Educação explica ainda que existe a possibilidade de contratação emergencial após o término do contrato atual, caso o novo processo licitatório não seja concluído a tempo. “Contudo, essa modalidade de contratação sem licitação (dispensa de licitação) possui regras específicas e requisitos rigorosos, conforme a Nova Lei de Licitações [Lei nº 14.133/2021]. A justificativa para a emergência não pode ser a ineficiência ou o atraso da própria administração pública, mas sim uma necessidade real e imprevisível que coloque em risco a continuidade de um serviço essencial.”

 

Ainda de acordo com a pasta, para planejar a licitação de contratação de controladores de acesso, a secretaria deve se basear na Nova Lei de Licitações, que detalha as etapas de estudo técnico preliminar (ETP) e termo de referência (TR).

 

“O processo visa a garantir a segurança e organização nas unidades escolares. O ETP e o planejamento da contratação são, por natureza, estudos técnicos e planejamentos para a alteração ou melhoria do modelo de contratação. Eles avaliam as opções disponíveis, comparam os cenários de contratação e justificam a solução escolhida para atender da melhor forma o interesse público”, encerra.


Publicado em: 25 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Novembro Azul: tempo médio de espera por atendimento especializado é de 10 meses

25 de novembro de 2025

O tempo médio de espera em Araraquara por atendimento especializado relacionado à saúde do homem é de 10 meses. A informação, prestada pela Prefeitura, consta em resposta a Requerimento do vereador...



Documento sugere recuperação ambiental e urbanística de córrego em Araraquara

25 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, a vereadora Maria Paula (PT) pede reparo, reforma e recuperação ambiental e urbanística do córrego e entorno da Rua Maria Brambilla Passos, no Ja...



Fios caídos e pendurados de postes têm atrapalhado circulação de veículos e pedestres

25 de novembro de 2025

Fios caídos e pendurados de postes pelas ruas da cidade são o tema do Requerimento nº 2019/2025, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).   No do...



Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!