Notícias



Em Sessão Solene, Câmara entrega Diploma de Reconhecimento Público à Coeducar

Honraria foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo; evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27)

550


Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo relatou ter estudado na Coeducar e enfatizou o papel exemplar da instituição como uma cooperativa educacional. “Araraquara precisava reconhecer a Coeducar pelo trabalho feito nesses mais de 30 anos de história”, elogiou.

 

Representando o prefeito Dr. Lapena (PL), a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, frisou que a Coeducar é hoje referência na cidade, citou o papel transformador da educação e mencionou os impactos positivos trazidos pela escola. “Saíram de lá pessoas que contribuem muito”, sintetizou.

 

Cassio Lara Resende, presidente do Conselho Administrativo da Coeducar, manifestou gratidão pela homenagem e enalteceu as características da instituição. “A Coeducar nasceu do espírito cooperativista e do desejo de famílias e educadores de construírem, juntos, uma escola baseada em valores como a colaboração, a responsabilidade, o respeito e o compromisso com o futuro”, declarou.

 

Há 25 anos na Coeducar, sendo 11 como diretora pedagógica, Andréia Formichi Bianchini estendeu os cumprimentos ao corpo docente e aos funcionários da cooperativa. “A Coeducar faz a diferença e é uma escola do futuro”, concluiu.

 

História

A Coeducar foi criada em 4 de março de 1993, após mobilização iniciada em 1992 por Daphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, inspirados em uma experiência de ensino cooperativo em São José do Rio Preto (SP).

 

Formalizada com 301 cooperados em solenidade realizada na Unesp, a escola foi construída em terreno cedido em comodato pela Prefeitura e iniciou suas atividades com cerca de 1.300 matrículas, da educação infantil ao ensino médio.

 

Ao longo de três décadas, passou por diferentes gestões, ampliações estruturais e atualizações pedagógicas, enfrentando desafios administrativos, queda no número de alunos e impactos da pandemia, mantendo funcionamento baseado na participação dos cooperados. Hoje, segue atuando como instituição de ensino organizada em modelo cooperativista.


Publicado em: 27 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Reforma da Emef ‘Luiz Roberto Salinas Fortes’ é tema de Requerimento

12 de janeiro de 2026

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Eme...



Documentos apontam necessidade de capinação e limpeza em oito bairros

12 de janeiro de 2026

Indicações apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) solicitam que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos e entulhos nos bairros Melhado, Parque Reside...



IPTU – Prazo final (12/01)

12 de janeiro de 2026

Nesta segunda-feira (12), é o prazo final para efetuar o pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto. Quem optar pelo parcelamento poderá divid...



Cursos gratuitos (janeiro)

12 de janeiro de 2026

O Senai Araraquara está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, com aulas presenciais e vagas limitadas. Entre as opções está o curso de Construtor de Te...



Saúde afirma que fornecimento do remédio Duloxetina segue sem prazo para regularização

12 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de resposta a Requerimento do vereador Marcelinho (Progressistas), que não é possível estabelecer um prazo para a regularização no fornecimento de...



Construção de calçada é tema de Indicação

12 de janeiro de 2026

A Rua Dalvo Antônio de Souza, no trecho entre as avenidas Pablo Picasso e Yolanda Acácio Campani, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, tem necessidade de construção de calçada. O apont...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!