Notícias



Em Sessão Solene, Câmara entrega Diploma de Reconhecimento Público à Coeducar

Honraria foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo; evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27)

670


Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo relatou ter estudado na Coeducar e enfatizou o papel exemplar da instituição como uma cooperativa educacional. “Araraquara precisava reconhecer a Coeducar pelo trabalho feito nesses mais de 30 anos de história”, elogiou.

 

Representando o prefeito Dr. Lapena (PL), a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, frisou que a Coeducar é hoje referência na cidade, citou o papel transformador da educação e mencionou os impactos positivos trazidos pela escola. “Saíram de lá pessoas que contribuem muito”, sintetizou.

 

Cassio Lara Resende, presidente do Conselho Administrativo da Coeducar, manifestou gratidão pela homenagem e enalteceu as características da instituição. “A Coeducar nasceu do espírito cooperativista e do desejo de famílias e educadores de construírem, juntos, uma escola baseada em valores como a colaboração, a responsabilidade, o respeito e o compromisso com o futuro”, declarou.

 

Há 25 anos na Coeducar, sendo 11 como diretora pedagógica, Andréia Formichi Bianchini estendeu os cumprimentos ao corpo docente e aos funcionários da cooperativa. “A Coeducar faz a diferença e é uma escola do futuro”, concluiu.

 

História

A Coeducar foi criada em 4 de março de 1993, após mobilização iniciada em 1992 por Daphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, inspirados em uma experiência de ensino cooperativo em São José do Rio Preto (SP).

 

Formalizada com 301 cooperados em solenidade realizada na Unesp, a escola foi construída em terreno cedido em comodato pela Prefeitura e iniciou suas atividades com cerca de 1.300 matrículas, da educação infantil ao ensino médio.

 

Ao longo de três décadas, passou por diferentes gestões, ampliações estruturais e atualizações pedagógicas, enfrentando desafios administrativos, queda no número de alunos e impactos da pandemia, mantendo funcionamento baseado na participação dos cooperados. Hoje, segue atuando como instituição de ensino organizada em modelo cooperativista.


Publicado em: 27 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...



Criação de vagas de parada rápida para carros de aplicativo melhoraria o trânsito

09 de fevereiro de 2026

A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...



Melhor patrulhamento da Guarda Civil Municipal é pedido para a Praça do Carmo

09 de fevereiro de 2026

A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!