Notícias



Escola do Legislativo da Câmara promove curso sobre TDAH

Durante mais de quatro horas, palestrantes realizaram uma abordagem ampla sobre o assunto e tiraram dúvidas dos participantes

337


Com 350 inscrições online e presencial, aconteceu, na manhã de quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “TDAH - Introdução ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", com os palestrantes Lucas Perches e July Casper. A iniciativa é da Escola do Legislativo da Câmara e contou com a presença de educadores, psicólogos e profissionais de outras áreas que posteriormente receberão certificado de participação do curso.

Mestre em Psicologia, neuropsicólogo e especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, Lucas Perches falou sobre os primeiros registros históricos do TDAH, no primeiro módulo do curso, denominado “Compreendendo o TDAH”. “Na década de 70, o termo TDA surge. Não havia o “H” que simboliza a hiperatividade e existia uma descrição vaga dos transtornos mentais. Somente a partir da década de 80, o que se chamava Disfunção Cerebral Mínima III significava uma tentativa de buscar mais características sobre o transtorno e fazer uma categorização dos sintomas. O boom da conscientização aconteceu a partir dos anos 2000, quando os critérios passaram a ser mais organizados e discutidos.  Antes disso, crianças não eram diagnosticadas com TDAH”, resume Perches.

Considerado um transtorno neurobiológico, o TDAH é caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Segundo a pedagoga, psicopedagoga clínica e doutoranda em Psicologia Escolar, July Casper, o TDAH é reconhecido como um problema médico-social importante, sendo caracterizado por alterações dos sistemas motores perceptivos, cognitivos e do comportamento, comprometendo a aprendizagem de crianças com potencial intelectual adequado.

“Todas as pessoas, indivíduos possuem desvios de atenção, mas não é porque temos desvios que vamos ter déficit atencional. O TDAH tem uma prevalência na infância e, principalmente, durante a entrada para o ensino formal quando são percebidos relatos de professores e dos pais sobre a demanda de recrutamento atencional e de maior controle do comportamento da criança”, ressalta July.

A palestrante alerta sobre o uso excessivo de telas e a exaustão provocada pela Síndrome de Burnout, que são confundidos com os sintomas de TDAH, uma vez que esses sinais são bem parecidos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

“Prestar atenção ao contexto. Se algumas circunstâncias são mais divertidas, estão sendo oferecidos recompensa ou controle do ambiente, os sintomas do TDAH podem ser diminuídos”, pontua a palestrante.

Outro dado importante apresentado durante o curso diz respeito à estimativa de que mais da metade dos indivíduos diagnosticados com esse transtorno continuem apresentando sintomas na vida adulta, impactando negativamente áreas como a vida acadêmica, afetiva, profissional e social.

“O TDAH não tem cura, mas tem boas respostas a remédios, à psicoterapia (abordagem cognitivo comportamental) e à reabilitação cognitiva. Como existem níveis de TDAH, leve, moderado e grave, tem que existir a necessidade de apoio que o indivíduo precisa na escola ou na faculdade”, afirma July.

O curso abordou também módulos sobre métodos de avaliação - entrevistas, questionários, testes neuropsicológicos, papel dos profissionais na avaliação - psicólogos, psiquiatras, neurologistas e desafios no diagnóstico diferencial; abordagens farmacológicas, terapias comportamentais e psicossociais, estratégias educacionais, adaptações na sala de aula e intervenções complementares, além de apresentar estudos de caso, discussão em grupo sobre estratégias de intervenção e compartilhamento de experiências dos participantes.

Para finalizar a apresentação a dupla de palestrantes deixou a seguinte mensagem: “ter TDAH significa que você enxerga o mundo de uma maneira única. Use essa perspectiva para criar, inovar e inspirar. Suas diferenças podem trazer dificuldade, mas também são a chave para o seu sucesso”.

Saiba mais

O curso foi gratuito e aberto ao público em geral, que pôde participar presencialmente, no Plenário da Casa de Leis, ou de forma virtual, registrando sua manifestação ou pergunta durante a transmissão do evento, no Facebook ou no YouTube da Câmara Municipal. O evento deu direito a certificado emitido pela EL.

 

Sobre a Escola do Legislativo (EL)

A Escola do Legislativo de Araraquara é uma instituição comprometida com a formação cidadã e a promoção da democracia. Através de uma série de programas e eventos educativos, a escola visa a fortalecer a conexão entre os cidadãos e o Legislativo, promovendo a participação ativa na vida política local. Com uma abordagem baseada na inclusão e no diálogo, a Escola do Legislativo de Araraquara trabalha para criar uma comunidade mais informada e engajada.

 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...



Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 2024

25 de outubro de 2024

O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da ci...



Escola do Legislativo sorteia vereadores que apadrinharão projetos do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2024

Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!