Publicado por: Foto: Governo de Mato Grosso do Sul
953
Os espaços dedicados à alimentação nos Centros de Educação e Recreação (CERs) foram o foco do Requerimento nº 1216/2025 enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
O parlamentar considera o Decreto Municipal nº 13.804/2025, que determina que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são destinados somente à alimentação de alunos matriculados nas unidades de ensino do município, sendo vedado o uso para alimentação de servidores e demais colaboradores.
O documento pontua, no entanto, que esses profissionais permanecem no ambiente de trabalho por longas jornadas e que “é responsabilidade do Município garantir estrutura mínima para que os servidores possam realizar suas refeições com dignidade”.
Angeli solicita ao Executivo um levantamento atualizado dos CERs que possuem geladeira, micro-ondas e espaço adequado para alimentação dos servidores. Ele pergunta, ainda, sobre a existência de planejamento e previsão orçamentária para compra e instalação desses equipamentos nos CERs que ainda não os possuem.
“Quais medidas estão sendo adotadas para garantir condições adequadas de alimentação e descanso aos profissionais da educação infantil, respeitando o Decreto nº 13.804/2025?”, questiona o vereador.
Para o presidente da Câmara, é fundamental que os profissionais da educação tenham assegurado um espaço digno para realizar suas refeições, especialmente diante das longas jornadas que enfrentam diariamente.
“Reconhecemos que os recursos do PNAE devem ser utilizados exclusivamente para a alimentação dos alunos, conforme determina o decreto, mas isso não isenta o Município da responsabilidade de garantir infraestrutura mínima para os trabalhadores da educação. Espaços adequados para refeições contribuem para a valorização dos nossos servidores e para a qualidade do ambiente de trabalho”, pontua Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP). O vereado...
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.