2304
Fundado em janeiro de 2016, o Studio de Dança ZambaBem é administrado pela bailarina, professora e coreógrafa de dança Sabrina Kelly, que já desenvolve seus trabalhos nesta área há mais de 20 anos, e pelo empresário e engenheiro eletricista Erick Micheloto.
O grupo de dança tem como foco promover o aprimoramento e o desenvolvimento da dança, com responsabilidade e competência em Araraquara e região e, como consequência, trazer qualidade de vida, bem-estar, entretenimento, saúde física e mental para pessoas, sem restrição de idade, classe social, orientação sexual, raça ou gênero.
Em razão do trabalho realizado na cidade, a instituição recebeu, na tarde da segunda-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, o Diploma de Reconhecimento Público.
A indicação foi feita pela vice-presidenta da Casa de Leis, vereadora Thainara Faria (PT), que na solenidade representou também o presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB).
“Essa nossa honraria é diferente das outras porque foi uma indicação do Conselho Municipal de Combate à Discriminação Racial. Então foi o Comcedir, na última gestão deles, que indicou o ZambaBem como uma instituição que deveria receber esse reconhecimento público da Câmara. Por isso, é mais do que especial, porque vem pelas mãos do povo, de um Conselho organizado, que realmente combate a discriminação racial. E agora, especial também por conta da Sabrina, que é uma grande gestora à frente da instituição”, enalteceu Thainara.
Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, esse é o tipo de situação que é muito feliz para quem trabalha com a cultura, sobretudo em Araraquara. “É uma oportunidade de reverenciar não somente uma grande profissional, uma grande artista como a Sabrina Kelly, mas também o resultado imediato: já são mais de sete anos do Studio ZambaBem, que vem executando um trabalho sensacional na cidade, tanto sob o ponto de vista artístico, como sob o ponto de vista da militância no reconhecimento da arte afro, uma comunidade que historicamente, secularmente, enfrenta tanta dificuldade. Todas as ações nesse sentido, de combate à discriminação, ao racismo, a esse nível de violência têm que ser valorizadas. Nesse sentido, tanto o ZambaBem como a Sabrina Kelly são exemplares.”
Sabrina agradeceu a lembrança e falou sobre o trabalho do ZambaBem. “A gente tem a escola faz sete anos, trabalhando sempre com a cultura afro e todas as linguagens de dança, da cultura, e trazendo toda essa questão cultural que é muito importante para a cidade de Araraquara.”
Também estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vereador João Clemente (PSDB), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o presidente do Baile do Carmo, Daniel Martins Filho, o Costa, e o presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) durante os anos de 2020 e 2021, Fábio Mahal.
Mais sobre o 'Studio de Dança ZambaBem'
Visa, sobretudo, ao desenvolvimento da cultura em geral, mas em especial da cultura negra na cidade de Araraquara a partir das seguintes linguagens: Dança Afro, Samba, Street Dance, Samba Rock, Dança Contemporânea, Dança Charme, Forró e Ladies.
Além disso, o grupo também desenvolve trabalhos de montagem de coreografia para festas e eventos. Busca-se desenvolver a cultura afro-brasileira por meio da dança, explorando seus movimentos baseados na cultura tribal da costa oeste da África, trazendo seus costumes, bem como seu histórico e riqueza de simbologias e indícios, através da exploração dos movimentos coreográficos que caracterizam a dança africana, promovendo a saúde e a consciência corporal, e a percepção musical e rítmica. O resultado é o fortalecimento da musculatura e o aumento da flexibilidade, incidindo na saúde corporal, com aumento da resistência cardiovascular.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...
A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 61 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (6), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades in...
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.