Notícias



Ex-jogador de futebol Sérgio Clérice recebe Título de Cidadão Araraquarense

Após longa carreira no futebol italiano, o homenageado foi jogador e técnico de clubes paulistas e estabeleceu residência em Araraquara

1304


Na noite desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao ex-jogador, técnico e empresário de futebol Sérgio Clérice, o ‘El Gringo’.

 

A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Lelo (Republicanos), que agradeceu a presença de todos e ressaltou a oportunidade e o privilégio de homenagear Clérice, figura importante para o futebol que Araraquara recebe oficialmente como cidadão. “Afinal, quem teve uma grande história internacional poderia escolher qualquer cidade para morar, mas ele quis a cidade de Araraquara e, desde 1978, está aqui”, justificou.

 

Para o prefeito, Dr. Lapena (PL), a entrega da honraria foi um momento importante para a história da cidade. “Essa homenagem é mais do que justa, porque apesar de ter feito carreira na Itália e de não ter nascido em Araraquara, você constituiu família, casou, criou e educou seus filhos aqui”, disse ao ex-jogador. “É um orgulho para nós tê-lo agora como filho desta terra, um irmão de todos nós.”

 

O secretário de Esporte e Lazer, João Henrique Silvestre, relembrou o trabalho realizado por Clérice na Ferroviária, destacando que o homenageado tinha um olhar para o futuro do futebol e, por isso, valorizava a formação dos jogadores de categorias de base. “Sem dúvidas, para Araraquara, é um grande orgulho tê-lo como filho”, disse, complementando que o ex-atleta é um exemplo de dedicação e amor pela família.

 

Sérgio Clérice relembrou o vínculo com a cidade, onde costumava passar as férias e conheceu a esposa. Ele agradeceu e disse estar alegre com a oportunidade de receber o Título de Cidadão Araraquarense. “É uma coisa que entrou aqui e vai ficar aqui”, declarou, apontando para o coração.

 

Também estiveram presentes a esposa do homenageado, Marilda Clérice, o autor da biografia “El Gringo, o Vilão Elegante”, Rodrigo Viana, e a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, além de amigos e familiares de Sérgio Clérice.

 

Sobre o homenageado

Sérgio Clérice nasceu no dia 25 de maio de 1941, na cidade de São Paulo. Teve contato com o futebol ainda na infância, quando jogou em equipes amadoras no bairro de Santana.

 

O ex-atleta estreou como profissional em 1958, aos 17 anos, quando disputou um Campeonato Paulista pelo time Nacional da Barra Funda. No ano seguinte, ingressou no Palmeiras e, posteriormente, também integrou o time Portuguesa Santista.

 

Aos 19 anos, Sérgio Clérice foi convidado a jogar na Itália, onde construiu uma carreira sólida. Ao longo de 18 anos no país, passou por times como Lecco, Bologna, Atalanta e Fiorentina e atingiu o recorde de 187 gols.

 

Em 1978, retornou ao Brasil e passou a morar em Araraquara, onde ainda reside, na Vila Xavier. Além de jogador e técnico de clubes paulistas, incluindo a Ferroviária, Clérice também atuou como empresário do meio futebolístico.

 

Assista na íntegra

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e está disponível na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.


Publicado em: 15 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...



Exemplo para moradores do Jardim Aclimação, Ovídio Rodrigues recebe Título de Cidadão Araraquarense

19 de junho de 2026

Ovídio Rodrigues é uma inspiração para os moradores da região do Jardim Aclimação. Com 90 anos de idade, por iniciativa própria e com suas ferramentas, ele assumiu a missão de cuidar dos espaços pú...



Frente Parlamentar solicita informações sobre população em situação de rua em Araraquara

19 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar sobre Pessoas em Situação de Rua pede informações sobre a população em situ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!