Publicado por: Foto: Prefeitura de Rio Negrinhos
893
No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
A solicitação foi motivada por reclamações recorrentes encaminhadas ao gabinete do parlamentar, relatando a dificuldade de acesso a esse tipo de exame, fundamental para pacientes que não conseguem permanecer imóveis durante o procedimento, especialmente crianças.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que atualmente existe apenas um prestador credenciado para a realização de exames de ressonância magnética com sedação: a Santa Casa de São Carlos. “Trata-se de uma contratação empenhada para atender a essa demanda, com agendamento programado diretamente pelo prestador, o qual disponibiliza, em média, uma vaga por mês. Desde o início da vigência do empenho, foram realizados oito exames, e outros 42 aguardam agendamento.”
Quanto ao tempo médio de espera para a realização do exame a partir do encaminhamento pelo SUS municipal, a pasta observa que o atendimento tem priorizado crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos. “Nesses casos, o tempo de espera médio é de 16 meses. No entanto, quando há justificativa médica com critério de prioridade, esse prazo pode ser reduzido para cerca de quatro meses.”
Segundo a Secretaria, desde janeiro, foram agendados oito exames, todos destinados a pacientes pediátricos, o que corresponde a uma média de um exame por mês. Sobre a demanda reprimida, com base nos dados disponíveis em 25 de julho de 2025, o município registra 67 solicitações pendentes para realização de ressonância magnética com sedação.
Em relação à possibilidade de ampliação no curto ou médio prazo, a pasta afirma que, até o momento, não há previsão concreta de expansão da oferta, uma vez que o Município conta com apenas um prestador credenciado para esse serviço.
“O Município tem buscado alternativas junto ao Governo Federal, visando à captação de recursos que possibilitem a ampliação do acesso a exames com sedação, de modo a atender à demanda existente”, finaliza a Secretaria.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No sábado (13), o Parque Infantil terá mais uma edição da Feira “Tô em Casa”, das 10 às 19 horas, quando o público poderá aproveitar de atividades gratuitas. A iniciativa reúne uma variedade de est...
Nesta quarta-feira (10), entrará em funcionamento a plataforma de autoexclusão que permitirá que apostadores solicitem o bloqueio de seus CPFs em sites de apostas e deixem de receber publicidade da...
Nesta quarta-feira (10), às 19 horas, na Via Expressa, acontecerá mais uma edição do evento “Rumo ao Natal”, em Araraquara. Este ano, o espetáculo ferroviário será conduzido por duas locomotivas C3...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 5537 à Prefeitura de Araraquara solicitando, com urgência, a realização de estudos técnicos de engenharia para a melhoria da sinalização de...
A Câmara de Araraquara aprovou projeto da Prefeitura que abre crédito orçamentário de R$ 54.351.934,94 para a folha de pagamento dos servidores municipais de Araraquara. Esse foi um dos destaques d...
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (9), foi apresentado o relatório parcial que integra os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar possíveis práticas de asséd...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.