299
Na quarta-feira (29), a Comissão Especial de Estudos (CEE) do Parque dos Trilhos – composta pelo presidente Elias Chediek (MDB) e os vereadores Jéferson Yashuda (PSDB) e José Carlos Porsani (PSDB) –, esteve em reunião para verificar como está o andamento do projeto.
No encontro, Chediek apresentou o estudo digitalizado de possíveis trajetos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), vias que vão conectar diversos bairros da cidade, modificações necessárias na mobilidade urbana, como ampliações e alterações de sentidos de ruas, sistema de retenção de águas pluviais e ciclovias. Além disso, o parlamentar frisou, por meio de gráficos, mapas e imagens, a necessidade e a viabilidade da implantação do VLT no munícipio.
Para José Leomar Fernandes Júnior, professor do departamento de Engenharia de Transporte da USP de São Carlos, trata-se de um projeto desafiador. “Há desafios em todos os níveis, no âmbito da engenharia e da arquitetura. É uma área nobre, que tem o potencial de mudar a cidade. Então, é necessário realizar esse planejamento, visando a compatibilizar vários segmentos, como esporte e lazer”, pontuou.
“Poucas cidades brasileiras contam com um espaço como este na área central. Portanto, isso nos dá a oportunidade de repensar o desenvolvimento urbano, proporcionando uma qualidade de vida diferenciada”, frisou Claúdio Paiva, diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.
O arquiteto e urbanista Adriano Ferraz Scatolin, que participou pela primeira vez de uma reunião da CEE, destacou a importância do estudo. “É interessante e abrangente para Araraquara, pois envolve o futuro da cidade, seguindo os conceitos mundiais de urbanismo e parques. E com as coisas mais bem definidas, conseguiremos colaborar para a realização do projeto”, disse.
Chediek demonstrou satisfação com a explanação e ressaltou que outros encontros devem acontecer. “Estávamos há algum tempo sem realizar essa reunião, pois estamos trabalhando internamente no desenvolvimento do projeto, principalmente na questão da mobilidade urbana. Hoje, tivemos a oportunidade de apresentar o quanto avançamos e convidar outras pessoas a fazerem parte desta ideia, que só trará benefícios para a cidade. Não podemos deixar esse projeto morrer”, finalizou.
Também participaram o vereador Jéferson Yashuda (PSDB), o coordenador de Projetos Urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Aderson Passos Neto, o consultor ferroviário Geraldo Virgilio Godoy, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o encarregado operacional da Empresa Cruz, Leandro Franceschini, o representante do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) Matheus Bianchini, o representante da Hyundai, Marcelo Piveta, a gerente de Preservação de Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima, e o arquiteto urbanista Luis Gustavo Lucatelli.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
Informações sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Residencial Paraíso, foram solicitadas à Pre...
No início de março, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endem...
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.