Notícias



Faleceu o servidor público Euripes Ancelmo

Euripes trabalhou para a implantação da Câmara Municipal, em 1948, e atuou no Legislativo por 61 anos

557


Nascido em 6 de abril de 1929, no Distrito de Silvânia, foi registrado em Matão. Começou a trabalhar com 13 anos no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da 1ª Circunscrição. Em 1945, foi admitido na Prefeitura para trabalhar como escriturário. Em 1947, foi designado para tomar as providências necessárias para a instalação do Poder Legislativo, em 1948, no início da atual era do voto popular. Permaneceu como servidor por 64 anos, sendo 61 deles trabalhando na Câmara Municipal, se retirando em 2009.

 

Por diversas ocasiões, a partir de 1954, foi colocado à disposição do Juízo da 13ª Zona Eleitoral da Comarca de Araraquara para prestar serviços à Justiça Eleitoral.

 

Em 28 de agosto de 1998, foi descerrada a placa de bronze e do busto como uma forma de reconhecimento a uma vida doada ao Legislativo. O busto de bronze é obra do escultor Julio Sanchis Casatello e traz no pedestal a mensagem “Euripes Ancelmo – síntese do Poder Legislativo Araraquarense no século XX”. Em 1982, foi homenageado com o Título de Cidadão Benemérito, através do Decreto nº 182.

 

Dotado de uma experiência magnífica e espírito solidário era referência de conhecimento da história da cidade e do Legislativo araraquarense. “Muito além de um funcionário do Legislativo araraquarense, Euripes foi um profundo conhecedor da Câmara, um educador dentro do Legislativo e um homem de caráter íntegro. A perda é irreparável para a Câmara e para sua família”, manifestou o atual presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB).

 

Reservado até no momento de receber uma homenagem, Euripes, na inauguração do busto, preparou o seguinte discurso, lido pela assessoria de imprensa:

 

“Senhor presidente Valderico Jóe, demais vereadores aqui presentes, autoridades, funcionários, meus amigos; mesmo avesso aos discursos e oratória, pelo meu próprio temperamento, não poderia deixar de agradecer essa homenagem que recebo e que me toca profundamente, principalmente porque parte de pessoas que eu respeito, admiro e pelas quais tenho verdadeira amizade. Por sinal, só estou mesmo usando a palavra para ressaltar o coleguismo e as manifestações de carinho que tenho recebido nesta Câmara Municipal, desde que aqui, há muitos anos atrás, iniciei humildemente as minhas atividades. Por isso, quero agradecer a todos que tornaram possível este meu sonho, aqui estou, desde a instalação da primeira Legislatura, no distante ano de 1948, após a redemocratização do Brasil, em 29 de outubro de 1945, com a queda do Estado Novo, imposto pelo regime discricionário em 18 de outubro de 1937. De lá, para cá, tive a honra de trabalhar e servir a vários presidentes que passaram por esta Casa:

1. José Clozel

2. José Amaral Velosa

3. Jorge Borges Corrêa

4. Mário Ananias

5. Otto Ernani Muller

6. Pedro Marão

7. José Galli

8. Hermínio Pagotto

9. José Mussi

10. João Vergara Gonzales

11. Álvaro Waldemar Colino

12. Flavio Ferraz de Carvalho

13. Wilmo Gonçalves

14. Miguel Tedde Nego

15. José Alberto Gonçalves

16. Rubens Bellardi Ferreira

17. Arnaldo Izique Caramuru

18. Gildo Merlos

19. Manoel Marques de Jesus Júnior

20. Geraldo Polezze

21. José Roberto Cardozo

22. Tadeu José Alves dos Santos

23. Omar de Souza e Silva

24. Valderico Jóe

25. Eduardo Lauand

26. Carlos Manço

27. Edna Martins

 

Durante esse espaço de tempo passaram por este Legislativo centenas de vereadores e suplentes, dos quais sempre fui alvo da maior consideração, respeito e amizade. Da mesma forma venho sendo tratado pelos componentes do atual corpo Legislativo. Gosto do que faço, isso talvez justifique minha dedicação extrema ao exercício de minhas funções, sempre norteadas no cumprimento das obrigações assumidas com este Poder Legislativo e, consequentemente, o município. Peço desculpas à minha família, eterna prejudicada, muitas vezes sem receber a atenção devida, em função das minhas obrigações, transformadas em sagrado dever, que tenho procurado cumprir. O meu abraço reconhecido a todos os funcionários desta Casa, aos que por aqui passaram, e a vocês, que atualmente procuram dar o melhor de si no desempenho de suas funções. Do mais humilde ao mais graduado, meus agradecimentos sinceros. Também externo os meus agradecimentos a todos os órgãos de comunicação indistintamente. Peço licença para dividir essa homenagem com minha família; com minha mãe e meu pai, já falecidos, com minha irmã e meu irmão, que também já deixaram esta terra. Compartilhando essa emoção com os demais irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas, que sempre souberam compreender meus atos e justificar a minha ausência, em função das minhas obrigações. Sem essa sólida amizade, sem este apoio, não teria sido possível alcançar os objetivos a que me propus. Obrigado a todos."


Publicado em: 19 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!