Notícias



Falta de contrastes iodados para procedimentos médicos é problema global

Resposta foi dada pela Secretaria da Saúde ao vereador Marcos Garrido (Patriota)

1215


No início do mês de outubro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 814/2022, solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de contrastes para realização de procedimentos médicos na rede pública municipal de saúde, especialmente em casos de pacientes com problemas cardiovasculares, inflamatórios e com suspeita de tumores.

 

Em resposta, a Secretaria da Saúde alegou que existem fatores que dificultam a realização de alguns procedimentos que dependem de contraste iodado, entre eles o aumento da demanda pós pandemia; a situação da Covid no resto do mundo e seus impactos no comércio mundial; a escassez de iodo; e a interrupção provisória do fornecimento de contrastes por uma das empresas importante do mercado.

 

O setor completou informando que a falta de contrastes é global e que recebeu orientações do Ministério da Saúde para avaliar o estoque disponível, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições de urgência, evitar desperdícios, e considerar o uso de métodos alternativos.

 

Sobre a obtenção de novos materiais, o órgão esclarece que está seguindo todos os trâmites para a aquisição de 750 frascos de contrastes não iônicos para tomografias e outros procedimentos.

 

“Foram entregues, até o dia 17 de outubro, 440 dos 750 propostos dentro da Ata de Registro de Preços. O saldo remanescente deverá ser entregue em até 90 dias, em três fornecimentos parciais”, completa.

 

Por fim, a Secretaria afirmou que os contrastes serão utilizados respeitando todas as premissas, cabendo aos profissionais da saúde avaliar a gravidade de cada caso e encaminhar, se necessário, o paciente em regime de urgência.

 

Todas as informações dadas na resposta foram comprovadas com documentos que foram anexados e podem ser analisados na íntegra no documento de resposta.


Publicado em: 10 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!