1327
No início do mês de outubro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 814/2022, solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de contrastes para realização de procedimentos médicos na rede pública municipal de saúde, especialmente em casos de pacientes com problemas cardiovasculares, inflamatórios e com suspeita de tumores.
Em resposta, a Secretaria da Saúde alegou que existem fatores que dificultam a realização de alguns procedimentos que dependem de contraste iodado, entre eles o aumento da demanda pós pandemia; a situação da Covid no resto do mundo e seus impactos no comércio mundial; a escassez de iodo; e a interrupção provisória do fornecimento de contrastes por uma das empresas importante do mercado.
O setor completou informando que a falta de contrastes é global e que recebeu orientações do Ministério da Saúde para avaliar o estoque disponível, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições de urgência, evitar desperdícios, e considerar o uso de métodos alternativos.
Sobre a obtenção de novos materiais, o órgão esclarece que está seguindo todos os trâmites para a aquisição de 750 frascos de contrastes não iônicos para tomografias e outros procedimentos.
“Foram entregues, até o dia 17 de outubro, 440 dos 750 propostos dentro da Ata de Registro de Preços. O saldo remanescente deverá ser entregue em até 90 dias, em três fornecimentos parciais”, completa.
Por fim, a Secretaria afirmou que os contrastes serão utilizados respeitando todas as premissas, cabendo aos profissionais da saúde avaliar a gravidade de cada caso e encaminhar, se necessário, o paciente em regime de urgência.
Todas as informações dadas na resposta foram comprovadas com documentos que foram anexados e podem ser analisados na íntegra no documento de resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.