Publicado por: Foto: Site da Prefeitura de Araraquara
880
O vereador e primeiro secretário do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), preocupado com o caminhar das reformas em unidades escolares de Araraquara, protocolou o Requerimento nº 121/2022, questionando o prazo para conclusão das obras.
Rafael explanou que muitas escolas municipais estão sendo reformadas por meio do Orçamento Participativo (OP), mas que diversas dessas obras têm atrasado para serem finalizadas, enquanto outras nem foram iniciadas.
Com esse problema na organização, Angeli argumentou que estudantes têm que ser realocados em imóveis temporários, muitas vezes longe de suas escolas de origem, dificultando sua presença nas aulas.
O parlamentar afirmou ainda que muitas escolas estão apresentando atraso no retorno das aulas, uma vez que as unidades não ficaram prontas a tempo e/ou os locais locados precisaram de grandes intervenções para adequações.
Sendo assim, o vereador perguntou à Prefeitura quais são as unidades de educação municipais que estão em reforma; quais têm o início das obras previstas para o primeiro semestre de 2022; e quais tiveram ou terão que realocar alunos, total ou parcialmente.
Sobre os locais alugados, perguntou quais são, solicitando contratos de aluguel, proprietários e valores mensais, e como foram escolhidos; quais necessitavam ou necessitarão de adequações estruturais e os valores investidos para elas; quais foram planejados para a recepção adequada dos alunos; e quais fatores esses imóveis devem atender para cada faixa etária.
Questionou também se, caso o imóvel alugado esteja fora do raio da unidade escolar que está substituindo, é oferecido algum transporte para os estudantes; e se, em caso negativo, qual é a opção oferecida às famílias que não têm condições de se locomoverem até o novo local.
Para Angeli, a educação é um forte pilar no gerenciamento de uma cidade. “Nosso mandato sempre está fiscalizando a educação em Araraquara, pois acreditamos que investir nela é sempre o primeiro passo para um município melhor para todos”, e completa que "quanto às reformas, precisamos que essas melhorias nas escolas sejam realizadas o quanto antes, sendo necessário planejamento e adequação dos alunos em locais que não dificultem o acesso e que estejam preparados para recebê-los”, explica e finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arbo...
A fim de garantir mais transparência na gestão da educação pública e o respeito aos direitos dos educadores da rede, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou à Prefeitura de Araraquara...
As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...
O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, com oportunidades para auxiliar de laminador (10 vagas), montador para produção de blocos de concreto (10)...
Na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Palacete das Rosas, acontece o concerto “NoTas que Contam”, com a Orquestra Jovem de Araraquara. Com entrada gratuita e distribuição de convites uma hora ant...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.