752
O vereador João Clemente protocolou a Indicação nº 921/2022 sugerindo à Prefeitura um estudo para criação de parcerias, convênios e acordos de vontades com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de promover o “Festival Novotec” em Araraquara.
O Novotec é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece, de forma gratuita, cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual e concluintes, alinhados com as demandas do mercado de trabalho.
Durante o Festival proposto pelo parlamentar, o público poderá participar de oficinas sobre processo seletivo e verificar vagas de emprego. Além disso, o evento inclui feira de oportunidades, debates e oficinas sobre a entrada no mercado de trabalho, shows, gastronomia e atrações culturais para todos os gostos.
Clemente entende que o Festival Novotec no município poderá promover a geração de emprego e renda para a juventude araraquarense.
Também de autoria do vereador, a Indicação nº 923/2022 sugere a criação do “Programa Novotec Expresso”, que é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas.
A modalidade tem opções de cursos nos formatos presencial e remoto, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais acontecem na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.
Neste ano, o programa, que já é realizado em São Paulo, abriu cerca de 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional nos formatos presencial e remoto em todas as regiões do estado. Além disso, estudantes participantes da iniciativa que estejam matriculados no ensino médio na rede estadual terão direito a receber um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em 4 parcelas mensais, ao longo da duração do curso.
“Se a vida ocorre nas cidades, porque não incentivar programas que visem à melhoria da qualidade de vida da juventude paulista-araraquarense?”, finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...
A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 61 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (6), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades in...
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.