468
O vereador João Clemente protocolou a Indicação nº 921/2022 sugerindo à Prefeitura um estudo para criação de parcerias, convênios e acordos de vontades com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de promover o “Festival Novotec” em Araraquara.
O Novotec é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece, de forma gratuita, cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual e concluintes, alinhados com as demandas do mercado de trabalho.
Durante o Festival proposto pelo parlamentar, o público poderá participar de oficinas sobre processo seletivo e verificar vagas de emprego. Além disso, o evento inclui feira de oportunidades, debates e oficinas sobre a entrada no mercado de trabalho, shows, gastronomia e atrações culturais para todos os gostos.
Clemente entende que o Festival Novotec no município poderá promover a geração de emprego e renda para a juventude araraquarense.
Também de autoria do vereador, a Indicação nº 923/2022 sugere a criação do “Programa Novotec Expresso”, que é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas.
A modalidade tem opções de cursos nos formatos presencial e remoto, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais acontecem na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.
Neste ano, o programa, que já é realizado em São Paulo, abriu cerca de 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional nos formatos presencial e remoto em todas as regiões do estado. Além disso, estudantes participantes da iniciativa que estejam matriculados no ensino médio na rede estadual terão direito a receber um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em 4 parcelas mensais, ao longo da duração do curso.
“Se a vida ocorre nas cidades, porque não incentivar programas que visem à melhoria da qualidade de vida da juventude paulista-araraquarense?”, finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Empresários e representantes de associações e sindicatos ligados ao comércio de Araraquara defenderam, em Audiência Pública na Câmara, a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política U...
Após ser procurado por funcionários e outros frequentadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef.) “Professora Olga Ferreira Campos”, o vereador Coronel Prado (Novo) enviou a Indicação n...
O Maio Laranja é uma campanha de conscientização que tem como objetivo dar visibilidade e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. São ações que informam, mobili...
No início de abril, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) enviou o Requerimento nº 590/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre os motivos para a falta de medicamentos nas farmácias da...
Na quarta-feira (14), vereadores, servidores da Câmara Municipal e estudantes do curso de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara) se reuniram no Plenário para aprender mais sobre o impos...
No sábado (17), das 9h às 13h, a Prefeitura de Araraquara lançará o “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada”, no CER Maria Renata Lupo Bo, no bairro Cecap. O projeto levará aos moradores os...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.