555
O vereador João Clemente protocolou a Indicação nº 921/2022 sugerindo à Prefeitura um estudo para criação de parcerias, convênios e acordos de vontades com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de promover o “Festival Novotec” em Araraquara.
O Novotec é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece, de forma gratuita, cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual e concluintes, alinhados com as demandas do mercado de trabalho.
Durante o Festival proposto pelo parlamentar, o público poderá participar de oficinas sobre processo seletivo e verificar vagas de emprego. Além disso, o evento inclui feira de oportunidades, debates e oficinas sobre a entrada no mercado de trabalho, shows, gastronomia e atrações culturais para todos os gostos.
Clemente entende que o Festival Novotec no município poderá promover a geração de emprego e renda para a juventude araraquarense.
Também de autoria do vereador, a Indicação nº 923/2022 sugere a criação do “Programa Novotec Expresso”, que é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas.
A modalidade tem opções de cursos nos formatos presencial e remoto, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais acontecem na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.
Neste ano, o programa, que já é realizado em São Paulo, abriu cerca de 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional nos formatos presencial e remoto em todas as regiões do estado. Além disso, estudantes participantes da iniciativa que estejam matriculados no ensino médio na rede estadual terão direito a receber um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em 4 parcelas mensais, ao longo da duração do curso.
“Se a vida ocorre nas cidades, porque não incentivar programas que visem à melhoria da qualidade de vida da juventude paulista-araraquarense?”, finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arbo...
A fim de garantir mais transparência na gestão da educação pública e o respeito aos direitos dos educadores da rede, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou à Prefeitura de Araraquara...
As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...
O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, com oportunidades para auxiliar de laminador (10 vagas), montador para produção de blocos de concreto (10)...
Na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Palacete das Rosas, acontece o concerto “NoTas que Contam”, com a Orquestra Jovem de Araraquara. Com entrada gratuita e distribuição de convites uma hora ant...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.