Notícias



Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

Evento foi organizado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e trouxe à Casa de Leis o debate sobre as mudanças sugeridas em Proposta de Emenda Constitucional (PEC)

37


Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trabalhados), foram discutidos em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara de Araraquara, na quinta-feira (21). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro TV), Facebook e YouTube.

Os debates foram conduzidos pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e contaram com a participação de Tagino Alves dos Santos, advogado e relator da Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campinas-SP; Pedro Carvalho, assessor parlamentar da deputada do PSOL; e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

Durante quase duas horas, o público, formado por funcionários da iniciativa pública e privada, estudantes universitários e representantes de partidos políticos, relatou suas experiências pessoais de como as atuais jornadas de trabalho afetam a vida e a saúde física e mental dos profissionais.

Carvalho deu início às falas da noite, lembrando a importância do trabalho digno para a população e compartilhando a história vivida durante sua atuação em um restaurante, com acúmulo de funções e exercendo atividades que excediam a carga horária regulamentada em lei. “Isso é o que acontece com a maioria das pessoas que trabalha na escala 6x1, que estão expostas a um tipo de exploração do capitalismo e que vai muito além daquilo que a gente pode aceitar”, desabafou.

Em seguida, Santos destacou as mudanças da legislação que rege as relações de trabalho em todo o Brasil ao longo das décadas, destacando a participação popular nas mais diversas fases desse processo. O advogado também citou exemplos bem-sucedidos em outros países para justificar seu apoio à PEC. “A Inglaterra fez um teste no ano passado e uma pesquisa indicou que a redução na carga de trabalho semanal não prejudicou o andamento dos trabalhos e nem o faturamento da empresa.”

Para Filipa, que organizou as discussões na Câmara, a abordagem do tema é válida, mas precisa ser encarada por outras perspectivas. “Não podemos ser ingênuos achando que isso vai resolver a problemática do trabalho e da exploração da classe trabalhadora, pois quando a gente leva isso para o senso comum, a população não se reconhece como classe trabalhadora”, concluiu a vereadora.

O público também pôde manifestar suas opiniões sobre o tema, contando na audiência como a atividade profissional em escalas com, no máximo, uma ou duas folgas semanais, estão afetando suas rotinas, relacionamentos e a saúde mental.

No final das discussões, Filipa afirmou que os diálogos feitos durante a audiência constarão em um documento que será encaminhado para as lideranças políticas no Congresso Nacional. “O que a gente fez hoje aqui foi explicitar o que é ser contra a escala 6x1 e apresentar mecanismos de enfrentamento a ela. Com isso, mostramos que é possível romper com esse modelo, sem causar impactos à economia e garantir, de fato, os direitos dos trabalhadores.”


Publicado em: 22 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...



Adoção de animais (23/11)

22 de novembro de 2024

No sábado (23), das 9h30 às 13h, o Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel", localizado no Parque Infantil (Avenida São Geraldo, s/nº, entre as ruas 3 e 4, no Centro), receberá mais uma edição da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!