Notícias



Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

Evento foi organizado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e trouxe à Casa de Leis o debate sobre as mudanças sugeridas em Proposta de Emenda Constitucional (PEC)

1341


Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trabalhados), foram discutidos em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara de Araraquara, na quinta-feira (21). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro TV), Facebook e YouTube.

Os debates foram conduzidos pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e contaram com a participação de Tagino Alves dos Santos, advogado e relator da Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campinas-SP; Pedro Carvalho, assessor parlamentar da deputada do PSOL; e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

Durante quase duas horas, o público, formado por funcionários da iniciativa pública e privada, estudantes universitários e representantes de partidos políticos, relatou suas experiências pessoais de como as atuais jornadas de trabalho afetam a vida e a saúde física e mental dos profissionais.

Carvalho deu início às falas da noite, lembrando a importância do trabalho digno para a população e compartilhando a história vivida durante sua atuação em um restaurante, com acúmulo de funções e exercendo atividades que excediam a carga horária regulamentada em lei. “Isso é o que acontece com a maioria das pessoas que trabalha na escala 6x1, que estão expostas a um tipo de exploração do capitalismo e que vai muito além daquilo que a gente pode aceitar”, desabafou.

Em seguida, Santos destacou as mudanças da legislação que rege as relações de trabalho em todo o Brasil ao longo das décadas, destacando a participação popular nas mais diversas fases desse processo. O advogado também citou exemplos bem-sucedidos em outros países para justificar seu apoio à PEC. “A Inglaterra fez um teste no ano passado e uma pesquisa indicou que a redução na carga de trabalho semanal não prejudicou o andamento dos trabalhos e nem o faturamento da empresa.”

Para Filipa, que organizou as discussões na Câmara, a abordagem do tema é válida, mas precisa ser encarada por outras perspectivas. “Não podemos ser ingênuos achando que isso vai resolver a problemática do trabalho e da exploração da classe trabalhadora, pois quando a gente leva isso para o senso comum, a população não se reconhece como classe trabalhadora”, concluiu a vereadora.

O público também pôde manifestar suas opiniões sobre o tema, contando na audiência como a atividade profissional em escalas com, no máximo, uma ou duas folgas semanais, estão afetando suas rotinas, relacionamentos e a saúde mental.

No final das discussões, Filipa afirmou que os diálogos feitos durante a audiência constarão em um documento que será encaminhado para as lideranças políticas no Congresso Nacional. “O que a gente fez hoje aqui foi explicitar o que é ser contra a escala 6x1 e apresentar mecanismos de enfrentamento a ela. Com isso, mostramos que é possível romper com esse modelo, sem causar impactos à economia e garantir, de fato, os direitos dos trabalhadores.”


Publicado em: 22 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 29/08

29 de agosto de 2025

Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...



Agenda Esportiva – 29/08

29 de agosto de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...



Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema 'Muralha Paulista'

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!