1395
Mediado pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do município, Alessandra Laurindo, e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), presidente da Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Araraquara, o Fórum “Meio Ambiente e Religiosidades Africanas” foi realizado na noite da quinta-feira (18), no Plenarinho da Casa de Leis.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, o evento, que teve apoio da EL, faz parte da programação “Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo”, promovida durante o Mês da Consciência Negra. O Fórum foi presencial e houve emissão de certificados. O número de participantes foi condicionado à capacidade do local, respeitando o distanciamento entre as pessoas e uso obrigatório de máscara.
A maioria dos presentes eram representantes de instituições religiosas de matriz africana. Foram distribuídas duas cartilhas de conteúdo sobre educação ambiental para religiões afro-brasileiras e diversas lideranças religiosas puderam expor suas opiniões a respeito da relação entre as religiões africanas e o meio ambiente.
O evento contou também com a participação da vereadora Filipa Brunelli (PT), que destacou a importância da realização de eventos envolvendo esta temática na luta contra o preconceito religioso.
O principal tema discutido foi a estreita relação das religiões afro-brasileiras e indígenas com o cuidado e a preservação do meio ambiente e como as práticas e rituais litúrgicos, quando realizados em lugares de maior contato com a natureza, como em matas, cachoeiras e praias, devem preservar os locais limpos, para que não haja degradação ambiental. Foi destacada a importância de se conscientizar os praticantes das religiões para que haja zelo e preservação do meio ambiente.
Foi discutida também a importância da construção de políticas públicas para o combate ao preconceito e à intolerância religiosa, para que haja mais respeito para com os praticantes dessas religiões, evitando, assim, o constrangimento e aborrecimento destes ao utilizarem espaços públicos.
Para o vereador Guilherme Bianco, “lutar contra a intolerância religiosa, em defesa da liberdade de culto, é defender a democracia e a diversidade”.
Publicado em: 19 de novembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
Conceitos de racismo e a importância do letramento racial foram alguns dos assuntos da palestra realizada no Plenário da Câmara na tarde de quinta-feira (26), que encerrou o ciclo de eventos com te...
A Escola do Legislativo (EL) realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a palestra “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Consumo Responsável”. O evento, qu...
A Escola do Legislativo (EL) convida o público para um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância do letramento racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O encontro...
Na tarde desta segunda-feira (23), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “A Contribuição Científica dos Intelectuais Negros no Mundo”, organizada pela Escola do Legislativ...
Na próxima segunda-feira (23), às 16 horas, a Escola do Legislativo (EL) convida o público a conhecer e refletir sobre as contribuições históricas e contemporâneas de intelectuais negros nas ciênci...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.