3304
No dia 9 de dezembro, sábado, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, acontece o 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal, com o tema “Não espere precisar para defender!”. A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e com a participação do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), e do vereador Marcos Garrido (Patriota).
O Brasil conta com aproximadamente 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados. No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo. “Por isso, potencializar o processo de desconstrução dos mitos e preconceitos, e criar políticas públicas que possibilitem o acesso a todos os que necessitam sem a necessidade de judicialização são determinantes para as cidades”, pontua Fabi.
A vereadora destaca o neurocientista Sidarta Ribeiro, que diz que cerca de 1.500 anos antes de Cristo já se fazia uso medicinal da substância. “O Papiro de Ebers, daquela época, mostra o uso contra inflamação, já que a cannabis contém potentes anti-inflamatórios. E há outras substâncias na cannabis que não produzem efeitos psicoativos e são terapêuticos, estimulando o crescimento de ossos, e o uso como antiepilépticos, antiproliferativos e antibacterianos. A cannabis é uma farmacopeia, é uma planta que gera muitos usos diferentes de acordo com a combinação de substâncias.” A parlamentar completa que, por ser uma planta, a cannabis merece ser tratada assim. “Seu potencial terapêutico pode prover melhor qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária etc.”, reforça.
“O encontro visa a ser um espaço de promoção de educação, prover visibilidade à pauta e fortalecer um movimento regional que possa se alicerçar no princípio fundante do SUS: a universalidade do acesso”, finaliza a presidenta da Frente.
Confira como a programação do encontro:
1ª Mesa – “Pelo direito de plantar, colher e fazer nosso próprio remédio”, com Maicon Silva, paciente canábico desde 2014, com HC para plantio e produção da própria medicação, e Stephani Ferrisi, farmacêutica pós-graduada em Cannabis Medicinal.
2ª Mesa – “Cannabis Medicinal: acesso, direito e dignidade”, com Enor Machado, presidente da Associação Flor da Vida, e André Gonzaga, professor assistente doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp.
3ª Mesa – “Políticas Públicas e avanços na pauta”, com Fabi Virgílio, vereadora e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...
Até o dia 16 de janeiro de 2026, estão abertas as inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae). Ao todo, são 11 cargos, em nível médio, técnico...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.