Notícias



Frente Parlamentar repudia episódios racistas na Câmara e no metrô de São Paulo

Moção de Repúdio é assinada pela vereadora Thainara Faria (PT) e pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB)

428


Diante dos atos e falas racistas ocorridos na Câmara Municipal de São Paulo e no metrô paulistano, nos dias 02 e 03 de maio, e amplamente repercutidos pela mídia, a Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara emitiu nota oficial, em que repudia os acontecimentos. Após apreciação na Sessão Ordinária de 10 de maio, a Moção de Repúdio será encaminhada à Casa Legislativa da capital paulista.

Além da vereadora Thainara Faria (PT) e dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB), que integram a Frente Parlamentar, a nota é assinada também pelo Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e pelo Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir). “Esta junta propõe e apoia a abertura de um processo junto à Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Paulo, para que as providências legais sejam tomadas”, frisam.

No documento, os parlamentares relatam os episódios que provocaram indignação e protestos contra manifestações racistas em São Paulo. No dia 02 de maio, uma funcionária do Consulado Húngaro insultou uma mulher negra em um vagão do metrô, dizendo que seu cabelo poderia transmitir doença. Ela teve que sair da estação escoltada por seguranças e pela polícia.

Já no dia 03 de maio, o vereador do PSB Camilo Cristófaro, da Câmara Municipal de São Paulo, voltou a ser acusado de racismo por um comentário feito durante uma videoconferência, quando seu microfone estava aberto: “Não lava nem a calçada. Coisa de preto, né?”. Em 2019, também durante uma sessão da Câmara, Camilo Cristófaro chamou o vereador Fernando Holiday, que na época era do DEM e é negro, de "macaco de auditório que só quer aparecer”.

Em nota, a Frente Parlamentar frisa que qualquer frase, palavra, ato e manifestação de cunho racista, seja por qualquer meio, não podem ser admitidos e precisam ser noticiados à autoridade policial. Os vereadores reforçam que Araraquara possui uma rede de proteção e apoio que ampara social e juridicamente pessoas vítimas de ataques racistas.

“Consciência e ação devem pautar os trabalhos dessa Frente Parlamentar que demarcará, na Câmara de Araraquara, um trabalho combativo, sem admitir nenhum retrocesso contra os direitos da população negra, com o objetivo de eliminar o racismo estrutural e institucional historicamente presente na sociedade”, concluem.


Publicado em: 10 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Campanha ‘Luto Contra as Violências’ é tema de Audiência Pública na Câmara

21 de novembro de 2024

Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...



Santo Onofrezinho (21/11)

21 de novembro de 2024

A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...



Semana de Poesia (21/11)

21 de novembro de 2024

A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!