Notícias



Fundo para doenças raras é proposto em requerimento

Vereador João Clemente (PSDB) visa facilitar acesso a medicamentos e tratamentos

Publicado por: Foto: Governo Federal

1122


Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento n° 410, solicitando ao Governo Federal a criação do Fundo Nacional para medicamentos de alto custo, doenças raras, negligenciadas e ainda não conhecidas.

 

O parlamentar aponta que, em 2014, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprovou as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) e estabeleceu incentivos financeiros de custeio.

 

Clemente observa que doenças raras são de origem genética, como anomalias congênitas ou de manifestação tardia, deficiências intelectuais e erros metabólicos inatos, ou de origem não genética, que podem ser classificadas em infecciosas, inflamatórias e autoimunes.

 

“A Constituição Federal possui como fundamentos a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana e, como alguns de seus objetivos fundamentais, a construção de uma sociedade solidária e justa, com a promoção do bem de todos”, argumenta.

 

O vereador afirma que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu três requisitos para um paciente cumprir quando pretende ingressar com ação judicial para obtenção de um medicamento: laudo médico sobre a necessidade do medicamento; hipossuficiência financeira para custear o fármaco e aprovação do medicamento pela Anvisa.

 

Segundo o parlamentar, por meio do fundo e de pesquisas na área de prevenção, tratamento, medicamentos e fármacos, as pessoas que necessitam de medicamentos de alto custo poderiam recebê-los com maior facilidade.

 

“Vivemos um período em que garantir o acesso a tratamentos específicos e medicamentos necessários de alto custo para doenças raras e congêneres torna-se imprescindível para avançarmos enquanto sociedade”, pontua Clemente.


Publicado em: 01 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Araraquara implantou 1,2 mil rampas de acessibilidade nos últimos 7 anos

10 de dezembro de 2025

No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...



Documento pede melhorias em ciclovias do município

10 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede a instalação de tachas de sinalização viária em ciclovias do município com tecnologia solar e iluminaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!