Publicado por: Foto: Governo Federal
1098
Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento n° 410, solicitando ao Governo Federal a criação do Fundo Nacional para medicamentos de alto custo, doenças raras, negligenciadas e ainda não conhecidas.
O parlamentar aponta que, em 2014, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprovou as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) e estabeleceu incentivos financeiros de custeio.
Clemente observa que doenças raras são de origem genética, como anomalias congênitas ou de manifestação tardia, deficiências intelectuais e erros metabólicos inatos, ou de origem não genética, que podem ser classificadas em infecciosas, inflamatórias e autoimunes.
“A Constituição Federal possui como fundamentos a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana e, como alguns de seus objetivos fundamentais, a construção de uma sociedade solidária e justa, com a promoção do bem de todos”, argumenta.
O vereador afirma que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu três requisitos para um paciente cumprir quando pretende ingressar com ação judicial para obtenção de um medicamento: laudo médico sobre a necessidade do medicamento; hipossuficiência financeira para custear o fármaco e aprovação do medicamento pela Anvisa.
Segundo o parlamentar, por meio do fundo e de pesquisas na área de prevenção, tratamento, medicamentos e fármacos, as pessoas que necessitam de medicamentos de alto custo poderiam recebê-los com maior facilidade.
“Vivemos um período em que garantir o acesso a tratamentos específicos e medicamentos necessários de alto custo para doenças raras e congêneres torna-se imprescindível para avançarmos enquanto sociedade”, pontua Clemente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...
O Governo de São Paulo lançou o programa Trampolim 60+, iniciativa que amplia as ações de empregabilidade e qualificação profissional voltadas a pessoas com mais de 60 anos. A proposta busca fortal...
O Governo de São Paulo lançou o aplicativo SP Mulher Segura, ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica...
Mato alto, descarte irregular de materiais e acúmulo de lixo no Bosque Maçônico motivaram o vereador Coronel Prado (Novo) a enviar ao Executivo uma Indicação pedindo serviços de capina e limpeza da...
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (4), o Colorado Futebol Clube recebeu Diploma de Reconhecimento Público. Dezenas de pessoas, entre atletas, ex-atletas, pais e responsávei...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.