1019
Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no gatil e no canil da Coordenadoria Executiva de Bem-estar Animal, no Parque Pinheirinho, onde esses animais, após serem chipados, castrados e vacinados, ficam disponíveis para adoção. O local abriga cerca de 550 animais e também realiza o resgate de cavalos que foram abandonados e estão em situação de maus-tratos.
A visita ocorreu após o parlamentar enviar à Prefeitura o Requerimento n° 128/2022, de sua autoria, questionando os serviços prestados na unidade destinada à esterilização cirúrgica e microchipagem para animais de pequeno porte, como cães e gatos.
Em resposta, o órgão informou que, por questões operacionais, o Castramóvel não se encontra em funcionamento, visto que requer veículo de tração para transportar o trailer e convidou Angeli para visitar a sede do Bem-Estar Animal.
O vereador foi ouvir as demandas da coordenadora executiva de Bem-Estar Animal, Carolina de Mattos Galvão, que explicou ao parlamentar que a atuação da Coordenadoria é limitada e que o serviço prestado pela instituição precisa ser integrado, contando muitas vezes com o apoio da polícia, uma vez que o animal vítima de maus-tratos não pode ser retirado à força de seu tutor. Ele foi acompanhado pelo representante do Conselho Municipal do Animal, Vinicius Motta, que defendeu a importância do diálogo entre a Câmara e a Coordenadoria.
Ainda de acordo com Carolina, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal aprovou a mudança de Castramóvel para ambulatório móvel em junho de 2021, porém a modificação depende de aprovação do Fundo Nacional da Saúde. “A estrutura do ambulatório está pronta para resolver problemas de baixa complexidade, mas faltam insumos. Existe a possibilidade de uma parceria com estudantes da Uniara para atenderem a demanda nos bairros de maior vulnerabilidade.”
Angeli se diz satisfeito, mas ressalta que existem melhorias a ser feitas. “O trabalho da Coordenadoria de Bem-Estar Animal é muito bom, porém a Prefeitura precisa dar mais atenção à estrutura do local, que atualmente abriga o setor e os servidores da pasta”, finaliza.
Denúncias
As denúncias de maus-tratos e resgates devem ser realizadas no telefone da ouvidoria (3301-3130) no horário das 7h30 às 16h30(segunda a sexta-feira) ou pelo (16) 99993-8232, das 16h30 às 7h30, sábados, domingos e feriados.
Como adotar?
Para adotar um animal, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar RG, CPF e comprovante de residência na sede da Coordenadoria do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho.
Para adotar gatos, é necessário levar uma caixa para fazer o transporte do animal. Já para a adoção de cachorros, é preciso levar coleira e guia.
Mais informações pelo telefone (16) 3339-4441 ou confira a na cartilha elaborada pela Coordenadoria.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...
A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...
O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.