448
Pensando no bem-estar e na inclusão dos deficientes auditivos, a vereadora Thainara Faria (PT), representando o Legislativo, além de secretarias e coordenadorias municipais formaram um Grupo de Trabalho (GT) sobre Deficientes Auditivos. Na tarde de sexta-feira (27), o grupo se reuniu pela penúltima vez para discutir os eixos: Assistência Social, Educação e Transporte Público.
O grupo objetivava formular um documento contendo propostas ao Executivo para que seja garantida mais acessibilidade aos surdos e deficientes auditivos. “O propósito do GT é reconhecer as pessoas como sujeitos, e com direitos; e considerar a complexidade e diversidade da pessoa com deficiência para assegurar que as políticas públicas demandem ações mais amplas e intersetoriais no atendimento da pessoa com deficiência”, ressaltou a representante da Secretaria de Assistência Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.
A coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, falou sobre uma visita que um grupo indicado pelo GT fez à escola bilíngue de São Carlos. “Notamos que a escola não é inteiramente bilíngue. Há uma sala de aula multi-seriada, para alunos do 1° ao 5° ano, na qual é trabalhada a linguagem de libras. E a partir do 6° ano, os alunos deficientes são acompanhados por intérpretes.” Segundo ela, o formato de São Carlos não se diferencia muito do de Araraquara, o que precisa ser feito é aperfeiçoar o nosso modelo.
No eixo do Transporte, foi discutida a possibilidade de sugerir que intérpretes de libras sejam contratados para auxiliar alunos no momento de fazer as carteirinhas e no Terminal Central de Integração (TCI).
Ainda foi proposta uma conversa com o Consórcio de Transportes de Araraquara (CAT) para que os funcionários recebam a formação de libras e, também, para que se defina melhor as pessoas que precisam de acompanhantes.
Na segunda-feira (14), o Grupo de Trabalho realizou sua última reunião acertando os detalhes finais do relatório elaborado em conjunto e que será entregue ao prefeito Edinho Silva (PT).
“No início do ano de 2017, assim que recebemos a demanda das mães das pessoas com deficiência auditiva aqui no gabinete, atuamos fortemente cobrando o Executivo, que considerou o nosso pedido e, em dezembro do ano passado, instituiu o Grupo de Trabalho, composto por representantes da sociedade civil e das secretarias municipais, e o nosso gabinete representando o Legislativo municipal. Ver o encerramento do Grupo de Trabalho, com propostas concretas para o município de Araraquara, nos faz entender cada vez mais que estamos caminhando ao encontro dos anseios da população”, considerou Thainara.
Além da vereadora, representando o Legislativo, o Grupo de Trabalho de pessoas com deficiência auditiva, conduzido pela coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, foi composto também pela assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, pela representante da Secretaria de Educação, Cássia Maria Canato, pela representante da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Flávia de Jesus Andrade, pela representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecilia Sambrano Vieira, pelo representante da Secretaria da Saúde, Luiz Garlipe, pela presidente da Associação de Surdos de São Carlos, Joyce Cristina Souza Almeida, e pelas representantes da sociedade civil e mães de deficientes auditivos, Dulce Helena Pregnolato, Josélia de Andrade Araújo e Silmara Aparecida Henrique.
Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmbWJuT3
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou projeto da Prefeitura que abre crédito orçamentário de R$ 54.351.934,94 para a folha de pagamento dos servidores municipais de Araraquara. Esse foi um dos destaque...
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (9), foi apresentado o relatório parcial que integra os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar possíveis práticas de asséd...
A 14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues será realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, reunindo produções inéditas do cinema independente em uma programação gratuita q...
A Prefeitura disponibilizou a segunda via do IPTU 2026 em seu site oficial, permitindo que os contribuintes emitam o documento de forma rápida, prática e totalmente online. Para acessar a guia, bas...
Devido a um serviço emergencial do Daae na Alameda Paulista, próximo à linha férrea, a via no sentido centro-bairro será temporariamente interditada nesta terça-feira (9). A medida é necessária par...
Nas Indicações nº 5478 e 5479, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos) solicita que a Prefeitura realize a manutenção em bancos de concreto e a poda de árvores da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.