Notícias



Grupo de trabalho busca inclusão social de surdos e deficientes auditivos

Vereadora Thainara Faria (PT) comemora a conclusão do trabalho realizado a partir de indicação do gabinete

318


Pensando no bem-estar e na inclusão dos deficientes auditivos, a vereadora Thainara Faria (PT), representando o Legislativo, além de secretarias e coordenadorias municipais formaram um Grupo de Trabalho (GT) sobre Deficientes Auditivos. Na tarde de sexta-feira (27), o grupo se reuniu pela penúltima vez para discutir os eixos: Assistência Social, Educação e Transporte Público.

 

O grupo objetivava formular um documento contendo propostas ao Executivo para que seja garantida mais acessibilidade aos surdos e deficientes auditivos. “O propósito do GT é reconhecer as pessoas como sujeitos, e com direitos; e considerar a complexidade e diversidade da pessoa com deficiência para assegurar que as políticas públicas demandem ações mais amplas e intersetoriais no atendimento da pessoa com deficiência”, ressaltou a representante da Secretaria de Assistência Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.

 

A coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, falou sobre uma visita que um grupo indicado pelo GT fez à escola bilíngue de São Carlos. “Notamos que a escola não é inteiramente bilíngue. Há uma sala de aula multi-seriada, para alunos do 1° ao 5° ano, na qual é trabalhada a linguagem de libras. E a partir do 6° ano, os alunos deficientes são acompanhados por intérpretes.” Segundo ela, o formato de São Carlos não se diferencia muito do de Araraquara, o que precisa ser feito é aperfeiçoar o nosso modelo.

 

No eixo do Transporte, foi discutida a possibilidade de sugerir que intérpretes de libras sejam contratados para auxiliar alunos no momento de fazer as carteirinhas e no Terminal Central de Integração (TCI).

 

Ainda foi proposta uma conversa com o Consórcio de Transportes de Araraquara (CAT) para que os funcionários recebam a formação de libras e, também, para que se defina melhor as pessoas que precisam de acompanhantes.

 

Na segunda-feira (14), o Grupo de Trabalho realizou sua última reunião acertando os detalhes finais do relatório elaborado em conjunto e que será entregue ao prefeito Edinho Silva (PT).

 

“No início do ano de 2017, assim que recebemos a demanda das mães das pessoas com deficiência auditiva aqui no gabinete, atuamos fortemente cobrando o Executivo, que considerou o nosso pedido e, em dezembro do ano passado, instituiu o Grupo de Trabalho, composto por representantes da sociedade civil e das secretarias municipais, e o nosso gabinete representando o Legislativo municipal. Ver o encerramento do Grupo de Trabalho, com propostas concretas para o município de Araraquara, nos faz entender cada vez mais que estamos caminhando ao encontro dos anseios da população”, considerou Thainara.

 

Além da vereadora, representando o Legislativo, o Grupo de Trabalho de pessoas com deficiência auditiva, conduzido pela coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, foi composto também pela assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, pela representante da Secretaria de Educação, Cássia Maria Canato, pela representante da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Flávia de Jesus Andrade, pela representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecilia Sambrano Vieira, pelo representante da Secretaria da Saúde, Luiz Garlipe, pela presidente da Associação de Surdos de São Carlos, Joyce Cristina Souza Almeida, e pelas representantes da sociedade civil e mães de deficientes auditivos, Dulce Helena Pregnolato, Josélia de Andrade Araújo e Silmara Aparecida Henrique.

 

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmbWJuT3


Publicado em: 17 de maio de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

‘Parte de Mim’: especiais resgatam memórias afetivas que contam histórias de bairros em Araraquara

15 de agosto de 2025

“Parte de Mim”, este é o nome da série especial produzida pelas equipes de Imprensa e TV da Câmara em celebração aos 208 anos de Araraquara, que estará disponível em três episódios a partir da próx...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova crédito de R$ 14,5 milhões para vale-alimentação dos servidores municipais

15 de agosto de 2025

Os vereadores voltaram a se reunir no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Extraordinária na tarde desta sexta-feira (15), e aprovaram o projeto da Prefeitura que abre um crédito no orçamento no...



Agenda Cultural – 15/08

15 de agosto de 2025

Encontro de Tambores Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”, no Jardim Primavera, às 19 horas.   A prog...



Agenda Esportiva – 15/08

15 de agosto de 2025

Futebol masculino No domingo (17), às 18h30, a Ferroviária enfrenta o Atlético-GO, no Estádio “Antônio Accioly”, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 14ª col...



Câmara recebe Plano Plurianual (PPA) em ato oficial na Prefeitura

15 de agosto de 2025

Na tarde de quinta-feira (14), o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu do prefeito Dr. Lapena (PL), o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O ato oficial aconteceu na...



PAT (15/08)

15 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara oferece vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar de cozinha (2), auxiliar de logística, auxiliar de refrigeração, auxiliar de serviços médic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!