Notícias



Grupo de trabalho busca inclusão social de surdos e deficientes auditivos

Vereadora Thainara Faria (PT) comemora a conclusão do trabalho realizado a partir de indicação do gabinete

429


Pensando no bem-estar e na inclusão dos deficientes auditivos, a vereadora Thainara Faria (PT), representando o Legislativo, além de secretarias e coordenadorias municipais formaram um Grupo de Trabalho (GT) sobre Deficientes Auditivos. Na tarde de sexta-feira (27), o grupo se reuniu pela penúltima vez para discutir os eixos: Assistência Social, Educação e Transporte Público.

 

O grupo objetivava formular um documento contendo propostas ao Executivo para que seja garantida mais acessibilidade aos surdos e deficientes auditivos. “O propósito do GT é reconhecer as pessoas como sujeitos, e com direitos; e considerar a complexidade e diversidade da pessoa com deficiência para assegurar que as políticas públicas demandem ações mais amplas e intersetoriais no atendimento da pessoa com deficiência”, ressaltou a representante da Secretaria de Assistência Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.

 

A coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, falou sobre uma visita que um grupo indicado pelo GT fez à escola bilíngue de São Carlos. “Notamos que a escola não é inteiramente bilíngue. Há uma sala de aula multi-seriada, para alunos do 1° ao 5° ano, na qual é trabalhada a linguagem de libras. E a partir do 6° ano, os alunos deficientes são acompanhados por intérpretes.” Segundo ela, o formato de São Carlos não se diferencia muito do de Araraquara, o que precisa ser feito é aperfeiçoar o nosso modelo.

 

No eixo do Transporte, foi discutida a possibilidade de sugerir que intérpretes de libras sejam contratados para auxiliar alunos no momento de fazer as carteirinhas e no Terminal Central de Integração (TCI).

 

Ainda foi proposta uma conversa com o Consórcio de Transportes de Araraquara (CAT) para que os funcionários recebam a formação de libras e, também, para que se defina melhor as pessoas que precisam de acompanhantes.

 

Na segunda-feira (14), o Grupo de Trabalho realizou sua última reunião acertando os detalhes finais do relatório elaborado em conjunto e que será entregue ao prefeito Edinho Silva (PT).

 

“No início do ano de 2017, assim que recebemos a demanda das mães das pessoas com deficiência auditiva aqui no gabinete, atuamos fortemente cobrando o Executivo, que considerou o nosso pedido e, em dezembro do ano passado, instituiu o Grupo de Trabalho, composto por representantes da sociedade civil e das secretarias municipais, e o nosso gabinete representando o Legislativo municipal. Ver o encerramento do Grupo de Trabalho, com propostas concretas para o município de Araraquara, nos faz entender cada vez mais que estamos caminhando ao encontro dos anseios da população”, considerou Thainara.

 

Além da vereadora, representando o Legislativo, o Grupo de Trabalho de pessoas com deficiência auditiva, conduzido pela coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, foi composto também pela assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, pela representante da Secretaria de Educação, Cássia Maria Canato, pela representante da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Flávia de Jesus Andrade, pela representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecilia Sambrano Vieira, pelo representante da Secretaria da Saúde, Luiz Garlipe, pela presidente da Associação de Surdos de São Carlos, Joyce Cristina Souza Almeida, e pelas representantes da sociedade civil e mães de deficientes auditivos, Dulce Helena Pregnolato, Josélia de Andrade Araújo e Silmara Aparecida Henrique.

 

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmbWJuT3


Publicado em: 17 de maio de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova criação do Polo Tecnológico Ferroviário de Araraquara

18 de novembro de 2025

  Quinze projetos foram aprovados pela Câmara Municipal na 42ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (18).   Um deles, apresentado pela Prefeitura, propõe a criação do Polo Tecnológico F...



Consciência Negra (20/11)

18 de novembro de 2025

Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...



Atraso no pagamento de terceirizados da Prefeitura é questionado em Requerimento

18 de novembro de 2025

Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...



Daae tem mais de R$ 11,5 milhões a receber da Prefeitura  

18 de novembro de 2025

No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...



Frente Parlamentar dos Idosos apresenta demandas a Secretaria da Saúde

18 de novembro de 2025

Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...



Reforma do Ginásio da Pista está orçada em mais de R$ 1,7 milhão, afirma Prefeitura

18 de novembro de 2025

No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!