Notícias



Henrique Sanioto recebe Título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal

Dedicação à ginástica artística e aos idosos motivaram a indicação do presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT)

3173


Henrique Sanioto recebeu na noite desta sexta-feira (19), o título de Cidadão Araraquarense em uma cerimônia realizada no Restaurante Terraço, com direito à apresentação musical do Coral Uniara e da presença das integrantes da equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport), da qual o homenageado é coordenador técnico.

 

A entrega da honraria foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), em reconhecimento ao trabalho realizado por Sanioto desde a adolescência, quando começou a se envolver com atividades esportivas no Sesi Araraquara e teve sua paixão pela ginástica artística despertada.

 

“Ele representa muita coisa na cidade, especialmente para a melhor idade, levando muita paz e entusiasmo a esse público. Então, nada melhor do que homenagear o Henrique, que há quase 40 anos faz um serviço de excelência aqui em Araraquara”, justificou Landim.

 

A deputada estadual Thainara Faria (PT) também esteve presente na solenidade e afirmou que “é uma alegria imensa receber o Henrique Sanioto como cidadão araraquarense e essa homenagem é um abraço que a cidade dá a um trabalho que ele vem desenvolvendo aqui há muito tempo”.

 

Durante sua carreira, que acumula trabalhos com faixas etárias diversas e ainda proporcionou a participação de atletas da cidade em competições nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, o professor também abraçou causas sociais. No início dos anos 2000 realizou ações educacionais por meio da atividade física com os internos da antiga Febem, atualmente chamada de Fundação CASA, que acabou sendo o tema de sua dissertação de mestrado em 2005.

 

Após receber a homenagem, Sanioto demonstrou todo seu carinho à cidade que acolheu sua família há quase meio século e que lhe tem permitido levar o nome de Araraquara cada vez mais longe. “Eu fico muito grato em me sentir da casa, agora que sou cidadão araraquarense, principalmente pelo trabalho que a gente presta, porque com ele é possível transformar a vida das pessoas e realizar sonhos”, concluiu.

 

O evento foi gravado e, em breve, estará disponível na íntegra no YouTube e na programação da TV Câmara, no canal 17 da TV a cabo NET/Claro.

 

Biografia

Henrique Sanioto nasceu em São Paulo e chegou a Araraquara no final da década de 1970, quando sua família deixou o ABC paulista rumo à cidade no interior do estado. Aos oito anos, ingressou nos esportes do Sesi, como aluno de natação, judô e tênis de mesa, mas logo conheceu a Ginástica Artística e se encantou pela modalidade.

 

Ainda na adolescência começou um trabalho como monitor no Sesi e, três anos depois, iniciou suas atividades em uma escola particular e na Fundesport, onde surgiram as primeiras equipes que representaram o município em competições esportivas e permitiram a ampliação do projeto para novos alunos.

 

Atualmente, Sanioto exerce as funções de consultor, empresário, professor, atuando também como coordenador de Recreação e Lazer no Clube Náutico de Araraquara, professor de dança da Melhor Idade do Município de Motuca e técnico da Melhor Idade de Ginástica Para Todos da Equipe Fundesport Araraquara.

 

Como professor tem marcado presença em diversos eventos esportivos internacionais com a equipe de Araraquara, como o World Gymnaestrada, no qual já participou de edições em vários países, como Alemanha, Suécia, Porto Rico, Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Finlândia, Itália e Holanda.


Publicado em: 22 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...



Exemplo para moradores do Jardim Aclimação, Ovídio Rodrigues recebe Título de Cidadão Araraquarense

19 de junho de 2026

Ovídio Rodrigues é uma inspiração para os moradores da região do Jardim Aclimação. Com 90 anos de idade, por iniciativa própria e com suas ferramentas, ele assumiu a missão de cuidar dos espaços pú...



Frente Parlamentar solicita informações sobre população em situação de rua em Araraquara

19 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar sobre Pessoas em Situação de Rua pede informações sobre a população em situ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!