1837
Araraquara inaugurou sua primeira praça sustentável no sábado (25), em solenidade aberta ao público. A iniciativa surgiu no ano passado, quando moradores do Jardim Universal procuraram o vereador Roger Mendes (Progressistas) e pediram para que o espaço fosse transformado em uma praça para a comunidade. A Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgostos (Daae) aprovou a proposta e deu início ao projeto, que foi feito inteiramente com materiais reciclados e teve também participação da população. A praça fica na confluência da Rua Maria Marchi Vissali com a Avenida Alberto Gomieiro.
Durante a solenidade o vereador Roger Mendes (Progressistas), designado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB) para representar oficialmente a Casa de Leis, ressaltou o papel ambiental da iniciativa e disse que a conquista é de cada um dos moradores. O parlamentar ainda agradeceu a comunidade, a Prefeitura e o Daae por acolherem a proposta. “Por muito tempo, aqui foi um local de descarte de lixo. Todo esse trabalho foi feito para que vocês tenham orgulho de abrir o portão de casa e ver essa praça”, declarou.
Para o prefeito Edinho Silva, a praça é símbolo do que podemos fazer quando se cuida do lixo. “Em vez de agredir a natureza, vira benfeitoria para a população. Essa praça é a simbologia de uma política pública permanente. Uma cidade sustentável cresce sem destruir a natureza e respeitando o ser humano”, afirmou.
Para o superintendente do Daae, Donizete Simioni, a ideia deve se repetir em outros locais. “É um projeto de boas ideias, vontade de realização e envolvimento de todos. Fica o compromisso de aqui ser um projeto-piloto e nós o estendermos para as demais regiões de Araraquara”, disse.
A diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo, afirmou que a praça foi um sonho dos moradores e de todos os funcionários da autarquia. “Foi um trabalho grandioso e de união. Mais de cem pessoas trabalharam na praça. É um grande orgulho estar aqui hoje”, ressaltou.
O gerente de Resíduos Sólidos do Daae, Agamenon Brunetti, leu no evento um poema escrito sobre a Praça Sustentável. “A praça é nossa, de todos, do povo, das crianças, dos namorados, dos velhos, dos solitários, dos desolados, dos desabrigados, dos passantes, dos visitantes. A praça viva precisa das pessoas, da natureza e dos sentimentos”, afirmou.
Willian Daniel Silva, representando os moradores do bairro e os voluntários que trabalham na praça agradeceu a todos pelo empenho. “É um motivo de muita alegria para nós. Agradeço ao Daae, à Prefeitura, ao Roger Mendes e todos os voluntários. Foram muitas horas trabalhadas. Espero que Araraquara faça mais projetos como esse”, destacou.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, os vereadores Paulo Landim (PT), Edson Hel (Cidadania) e Jéferson Yashuda (PSDB), e a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Ana Carolina Buzzo Marcondelli, além de outras autoridades e moradores do bairro.
Texto e fotos: Assessoria de comunicação do gabinete do vereador Roger Mendes
Edição do texto: Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.