463
Indicação feita por dois vereadores mirins durante o Parlamento Jovem 2019, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, foi atendida pela Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, com a implantação de uma lombofaixa na Rua Doutor José Logatti, defronte à Escola Estadual “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso”, no Jardim Adalberto Roxo, onde estudam os jovens Vitor Hugo Martiniano e Bruno Rafael Machado Fernandes, autores do pleito no Parlamento Jovem (PJ).
A propositura dos estudantes foi apresentada por eles ao vereador Jéferson Yashuda (PSDB), padrinho dos vereadores mirins no PJ. “Verifiquei a demanda no local e avalizei a indicação, devido à necessidade de atribuir ao local melhoria das condições de acessibilidade e segurança aos estudantes da escola. Também apresentei uma indicação por meio do meu gabinete em apoio à demanda dos estudantes”, disse.
A travessia elevada na saída dos alunos na frente do portão da escola foi implantada no dia 3 de dezembro. Yashuda esteve novamente no local na segunda-feira (16) para conferir a lombofaixa junto com o vereador mirim Bruno Fernandes. “Fiquei felizão. Funcionou mesmo, falei para nossa professora coordenadora”, disse.
“Agradeço ao coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, pelo pronto atendimento da indicação dos estudantes. O Parlamento Jovem é um importante projeto de educação para a cidadania realizado pela Escola do Legislativo da Câmara, abrangendo escolas de todas as regiões da cidade”, afirma Yashuda.
O Parlamento Jovem
É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.
Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara fizeram parte do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas em Sessão especial no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.
Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.
Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.