753
Preocupado em dar uma destinação aos resíduos eletroeletrônicos gerados em Araraquara, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), enviou ao Poder Executivo a Indicação nº 674/2022, solicitando o encaminhamento à Casa de Leis de projeto de lei incluindo campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos.
“Temos que ter ações efetivas, pois, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas desses equipamentos são descartadas em todo o mundo. Aqui em Araraquara, as pessoas não sabem como proceder e descartam no lixo comum. Grande parte desse material poderia ser reaproveitada e gerar renda”, salientou o presidente.
A proposta aponta que as campanhas deverão ocorrer trimestralmente, sendo uma em cada região do município e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Casa Cairbar Schutel ficariam responsáveis pela organização da logística.
Com a iniciativa, os assistidos da Casa Cairbar Schutel, que trabalharão na triagem e desmontagem, serão reinseridos na sociedade e poderão voltar ao mercado de trabalho. Já, a renda gerada com a venda desses materiais vai contribuir com a manutenção da instituição.
Vale ressaltar que resíduo eletrônico é todo e qualquer material produzido a partir do descarte de equipamentos, como computadores, celulares, tablets, e mesmo torradeiras, televisores, micro-ondas e assemelhados. Material que será recebido e processados pelas oficinas da Casa Cairbar Schutel, que já desenvolve esse importante trabalho.
“A lei tem uma abrangência muito grande. Tem o lado social, que é um dos nossos objetivos, o ambiental e ainda incentiva na conscientização sobre os riscos à saúde e ao meio-ambiente, quando os resíduos não são descartados corretamente. Com um calendário estabelecido, fica mais fácil manter uma regularidade na coleta e destinação final dos produtos, além de colaborar com o aumento da receita da Casa Cairbar, que presta relevantes serviços há 50 anos em Araraquara”, pontuou Boi.
O vereador lembra que serão fixados locais e datas para que pessoas físicas e jurídicas levem os resíduos eletrônicos para descarte. “Eu conheço muita gente que tem um monitor antigo, um teclado quebrado, uma TV que não funciona mais, por exemplo, e que não sabe onde descartar. Essas campanhas também prestarão esse serviço. Todos os envolvidos no projeto ficarão responsáveis por realizar uma ampla divulgação, para que a população saiba de cada ação com antecedência”, finalizou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...
A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...
O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.