Notícias



Indicação sugere adesão a aplicativo de combate à violência contra a mulher

Vereador João Clemente (PSDB) entende que SOS Mulher pode auxiliar no enfrentamento da questão

88


Com o crescimento significativo da violência contra a mulher, o aplicativo SOS Mulher se torna uma ferramenta importante no enfrentamento dessa questão de natureza social. É o que entende o vereador João Clemente (PSDB) na Indicação nº 2.594/2021, encaminhada ao Executivo, na qual sugere a adesão do município de Araraquara ao aplicativo.

Caso o município já esteja contemplado pelo programa ou em fase de cadastramento, o parlamentar propõe a publicização da ferramenta à população. “De todo modo, por amor ao debate, caso a municipalidade entenda por pertinente, que seja então criado e elaborado um programa ‘SOS Mulher’ que atenda ao nosso município”, afirma Clemente no documento.

“Mulheres que estejam amparadas por medidas protetivas concedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ao apertar o botão do aplicativo, uma viatura da Polícia Militar, por meio de georreferenciamento, se desloca ao local de onde veio o chamado de socorro”, explica o vereador.

 

SOS Mulher

Desenvolvido pela Polícia Militar, o aplicativo foi lançado no dia 22 de março pelo Governo do Estado de São Paulo. A ferramenta visa a agilizar e priorizar o atendimento das mulheres, deslocando as equipes mais próximas ao local da ocorrência.

Para usar o aplicativo, basta baixar a ferramenta por meio das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Depois, é necessária a realização de um cadastro com os dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP, que fornece as informações do banco de dados das medidas protetivas. Após a confirmação positiva da ferramenta, o serviço pode ser utilizado.

É importante que, antes de começar a usar o aplicativo, seja feito um teste de acionamento para verificar se a medida protetiva consta na base de dados do Poder Judiciário.

O botão “peça socorro” é destinado apenas às mulheres e também aos homens e crianças que possuem a restrição expedida pelo órgão. Atualmente, mais de 70 mil pessoas estão aptas a utilizar o serviço.

As ocorrências geradas por meio do SOS Mulher utilizam a mesma estrutura que o atendimento telefônico 190 e são realizadas pelos centros de operações da Polícia Militar no Estado. Atualmente, além do Copom da Capital, existem outras dez unidades localizadas no interior e litoral, nas seguintes regiões: São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.


Publicado em: 17 de junho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!