552
Na tarde de quarta-feira (2), a vereadora Thainara Faria (PT) intermediou reunião entre o psicólogo Iago Bastos, da clínica Cuidare, e representantes das áreas da Saúde e da Assistência Social no município.
A reunião teve como mote apresentar a proposta de Bastos em disponibilizar atendimentos psicológicos gratuitos a população de baixa renda. “A ideia é criar cinco grupos com dez pessoas para trabalhar determinada patologia e gostaria de saber se o Executivo tem interesse em encaminhar alguns casos para o projeto”, explicou.
Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Jacqueline Pereira Barbosa, uma saída é fazer a divulgação nos principais pontos de atendimento da Assistência Social. “Ao colocarmos cartazes convidando para o atendimento, deixamos a critério do usuário escolher por procurar o apoio. Podemos também fazer um mapeamento dos nossos atendimentos para avaliar a possibilidade de indicações.”
Nesse sentido, Bastos comprometeu-se a produzir o material de divulgação e as gerentes da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especializada, Giovana Arruda e Ana Cássia Limeira, a fazerem o mapeamento nos centros de atendimento e encaminhar para a coordenadora da Assistência Social, Maria Cecilia Sambrano.
O Coordenador da Atenção Especializada, Edison Filho, mencionou que o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de serviços na área. “Essas iniciativas podem complementar os serviços já prestados, para diminuir a demanda reprimida que existe na área de saúde mental”.
Ao final da reunião, Thainara agradeceu a participação de todos e reiterou a importância da iniciativa. “É imprescindível que pensemos em alternativas para tratar a saúde mental da nossa população. Os casos de depressão e transtornos de ansiedade têm aumentado muito no nosso país e na nossa cidade, e precisamos ficar atentos a políticas públicas e iniciativas para assegurarmos qualidade de vida às pessoas”, reiterou.
Também participaram da reunião o assessor de Políticas para a Juventude, Adriel Barbosa, o coordenador da Atenção Especializada, Edison Rodrigues Filho e a gerente da Saúde Mental, Gislaine de Cássia Oliveira.
Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/7yjXxvSLF2GD6sNi6
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.