Notícias



Inquérito sobre multas de trânsito por câmeras de monitoramento é solicitado ao MP

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminha documento ao Ministério Público questionando a legalidade das multas geradas pelo sistema de videomonitoramento na cidade

1110


Em documento enviado ao Ministério Público (MP), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) pede para que o órgão abra um inquérito civil para apurar se a elaboração de multas de trânsito por meio do sistema de câmeras de videomonitoramento da cidade está de acordo com a legislação.

No final do ano passado, a Prefeitura de Araraquara instalou 140 câmeras em diversas regiões do município, com imagens compartilhadas entre a Guarda Civil Municipal e outras forças policiais.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura “vem utilizando as novas câmeras para autuações de infrações de trânsito”. Exemplos dessas autuações foram enviados ao MP.

Angeli cita na denúncia o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para o parlamentar, essas legislações determinam que “a via deve estar sinalizada, indicando o videomonitoramento, e a autoridade – pessoa física – deve lavrar a autuação, não se admitindo lavraturas ‘automáticas’”.

“Entretanto, as vias da cidade de Araraquara não estão devidamente sinalizadas, informando os motoristas acerca da possibilidade de autuação de infrações de trânsito em razão das novas câmeras. Pelo contrário, o posicionamento oficial do Governo Municipal na imprensa é, insistentemente, dizer que as novas câmeras não se tratam de ‘radares’, trazendo uma ‘meia-verdade’ aos munícipes”, afirma o vereador no documento.

Nas autuações anexadas à petição, Angeli afirma que “inexiste autoridade que procedeu com a lavratura da infração, havendo mera remissão ao sistema de videomonitoramento”.

 

Requerimento

O mesmo assunto motivou requerimento de Rafael de Angeli à Prefeitura, com a solicitação de informações sobre o sistema de câmeras de monitoramento das vias públicas de Araraquara e sua devida sinalização para a população.

O parlamentar fez os seguintes questionamentos ao Executivo: quantos equipamentos de videomonitoramento estão instalados em Araraquara e a relação dos pontos onde essas câmeras estão instaladas; quando foram instaladas as placas de sinalização de videomonitoramento; se todas as vias que contam com essa tecnologia estão devidamente sinalizadas; e a relação das ordens de serviços onde constam locais e datas das instalações das placas de sinalização.

Para Angeli, a iniciativa “reflete a busca por transparência e segurança no uso desses recursos, garantindo o respeito aos direitos dos cidadãos e uma fiscalização justa e eficiente”. “Para isso, é necessário seguir a legislação”, conclui o vereador.


Publicado em: 29 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Campanha ‘Luto Contra as Violências’ é tema de Audiência Pública na Câmara

21 de novembro de 2024

Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...



Santo Onofrezinho (21/11)

21 de novembro de 2024

A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...



Semana de Poesia (21/11)

21 de novembro de 2024

A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!