Notícias



Instituída comissão especial de estudos da cidade

Proposta de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) foi aprovada na 3ª Sessão Ordinária

1706


Foi aprovado o projeto de lei da vereadora Fabi Virgílio (PT) que institui na Câmara Municipal de Araraquara a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Frente Parlamentar de Direito à Cidade”, que se refere tanto aos cidadãos que nela vivem quanto às futuras gerações e pessoas que trabalham ou visitam a cidade, com o objetivo de estimular ações com vistas ao respeito à diversidade, ao convívio e à tolerância, em concordância com o Estatuto da Cidade, expresso na Lei nº 10.257/2001.

A Comissão envolve três eixos principais: questões socioambientais, viver a cidade - planejamento e gestão democráticos, e uso e ocupação do solo.

Para a parlamentar, a criação dessa comissão, que contou com a participação dos professores Rafael Orsi (FCLar) e Luciana Gonçalves (UFSCar), possibilitará o pensamento e fomentará a discussão acerca das potencialidades que existem na cidade e o desdobramento e aprofundamento do Estatuto da Cidade, além dos novos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, tornando a cidade um bem coletivo, para promover a qualidade de vida dos cidadãos de maneira integrada, democrática e com a preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Ao construir a cidade, a sociedade também se reconstrói, podendo reforçar um ciclo vicioso, problemas estruturais profundos. Porém, a cidade pode ser reconstruída, no sentido de romper com ciclos deletérios à vida. Nesse sentido, um dos grandes desafios a ser encarado é construir o direito à cidade, em um sentido amplo, com respeito à vida, à diversidade, à igualdade, à sustentabilidade e à garantia da democracia. Não se trata apenas de um direito normativo, mas algo que transcende, fazendo a vida se realizar de forma plena e valendo a pena ser vivida”, finaliza Fabi.

 

Como funciona a CEE

A comissão será composta por três vereadores, que serão nomeados mediante ato da Presidência, a ser publicado dentro do prazo de 15 dias, contado a partir da vigência das resoluções, observando, sempre que possível, a representação proporcional partidária.

Poderão participar da CEE, na condição de convidados, membros das secretarias municipais, bem como pessoas naturais de notório saber e representantes de entidades que possuam pertinência temática com o objeto de estudo da comissão.

A comissão terá duração de dois anos, admitindo-se que este prazo seja prorrogado dentro da legislatura em curso, não podendo ultrapassá-la. Em até dez dias após seus términos, a CEE deverá protocolizar relatório final dos trabalhos.

Os membros da CEE se reunirão para indicar seu presidente e seu relator, bem como para estabelecer seu plano de trabalho. Na consecução de seus objetivos, poderão atuar em conjunto com órgãos da Administração Pública direta e indireta, bem como organizações da sociedade civil.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara tem fila de espera de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames, diz Prefeitura

07 de novembro de 2025

Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...



Agenda Cultural – 07/11

07 de novembro de 2025

Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...



Agenda Esportiva – 07/11

07 de novembro de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...



Dia contra a Dengue

07 de novembro de 2025

No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...



Autorregularização

07 de novembro de 2025

Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...



Documento aponta falta de segurança no entorno de escola no Parque São Paulo

07 de novembro de 2025

A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!