Notícias



Instituto do Abandono já está sendo aplicado em imóvel no Jardim Europa

Situação do espaço foi questionada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

1121


Em fevereiro, após receber diversas reclamações sobre um imóvel localizado na Avenida Augusto de Campos, no Jardim Europa, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações a respeito do espaço.

“As reclamações são sobre a situação do imóvel, obras paralisadas do Condomínio Edifício Europa Isabella, que está abandonado e com mato muito alto, levando à proliferação de insetos e bichos peçonhentos, além de causar transtorno aos moradores vizinhos”, reforçou o parlamentar no documento.

Angeli lembrou que, no início do ano passado, encaminhou um requerimento, pedindo detalhes sobre a real situação legal do imóvel, débitos aos cofres públicos e realizações de vistorias pela Vigilância Epidemiológica. “Em resposta ao requerimento, foi informado que o imóvel se encontra mal conservado, com mato, lixo, detritos e entulhos. Além disso, está em débito com os cofres públicos desde 2015 e também com processo de execução”, acrescentou.

O vereador destacou a Lei Municipal nº 7.733/2012, que regulamenta o Instituto do Abandono em Araraquara, permitindo a encampação de imóvel urbano quando o local se encontrar abandonado, o proprietário não tiver mais a intenção de conservá-lo em seu patrimônio, não estiver na posse de outra pessoa ou quando houver débitos de IPTU.

Ainda no documento, o parlamentar questionou o Executivo se o imóvel estaria em condições de receber a aplicação da lei do Instituto do Abandono e se o Município teria interesse em aplicar a referida lei.

“Os moradores não aguentam mais conviver com essa situação. Algo precisa ser feito, imediatamente, para resolver esse grande problema”, enfatizou Angeli.

Recentemente, o vereador recebeu uma resposta da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, informando que a lei do Instituto do Abandono vem sendo aplicada desde 2015 e todas as ações previstas foram executadas. “Atualmente, o imóvel é objeto de análise jurídica quanto à possível encampação ou determinação sequencial através do Processo nº 46.370/2022”, detalhou a coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch.

A Gerência de Fiscalização de Serviços Públicos reforçou que, conforme vistoria realizada no dia 8 de março, foram aplicadas autuações conforme o Instituto do Abandono. “Foi efetuada nova intimação, referente ao ano de 2023, para imóvel em estado de abandono conforme a Lei nº 7.733/2012”, completou.

“É inadmissível que os moradores do Jardim Europa continuem convivendo com essa situação de abandono e proliferação de insetos e bichos peçonhentos. Estamos bastante preocupados com a demora para resolver este problema, apesar de saber que a Lei do Instituto do Abandono está sendo aplicada desde 2015. Esperamos que a análise jurídica e as ações previstas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos resultem em uma solução definitiva para este imóvel abandonado, garantindo a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região”, explica e avalia o vereador.


Publicado em: 10 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projeto que obriga fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais que cobram por sacolas

27 de agosto de 2025

  Com o objetivo de proteger os direitos dos consumidores e garantir a devida transparência nas relações de consumo, especialmente no que diz respeito à cobrança de sacolas em estabelecimentos com...



Criação do programa ‘Lei Maria da Penha vai à Escola´ é aprovada pelos vereadores

27 de agosto de 2025

  A criação de um programa educacional de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher foi aprovada em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (26). A iniciativa é da veread...



Alterações na Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal são aprovadas pela Câmara

27 de agosto de 2025

  A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária de terça-feira (26), um projeto da Prefeitura que promove alterações em trechos da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal (GCM).   O tema já hav...



Vôlei feminino (27/08)

27 de agosto de 2025

O voleibol feminino sub-19 da Fundesport/Araraquara venceu por 3 sets a 0 o São João da Boa Vista, na quadra adversária, na última sexta-feira (22) e consolidou a boa campanha na Liga Regional de C...



Prorrogação inscrições (27/08)

27 de agosto de 2025

A Prefeitura prorrogou, até sexta-feira (29), as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a famílias com renda mensal de até R$ 2.850. O atendimento é feito presencialmente no se...



Curso gratuito (27/08)

27 de agosto de 2025

Hoje (27) é o último dia para interessados se inscreverem no curso gratuito “Produção Executiva para Grandes Eventos”, voltado à capacitação de promotores e produtores culturais, estudantes e recém...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!