Notícias



Isenção de pagamento da Área Azul para pacientes com câncer é discutida na Prefeitura

Vereadora Juliana Damus (Progressistas) também abordou a criação do banco de lajes em reunião com o prefeito

468


Considerando a Lei Ordinária nº 9.362, de 10 de setembro de 2018, que dispõe sobre a isenção do pagamento da tarifa de estacionamento rotativo público pago (Área Azul) para pacientes em tratamento oncológico no Hospital Santa Casa de Misericórdia/Cora e que o Centro Avançado de Oncologia (Caon) também realiza procedimentos em pacientes em tratamento de câncer, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se reuniu com o prefeito Edinho Silva (PT), na quinta-feira (10), para solicitar que a isenção seja estendida para os pacientes do Caon.

“O tratamento da neoplasia maligna despende grande parte da renda do paciente, prejudicando a manutenção econômica e a subsistência de todo o grupo familiar, por isso entendo que se faz necessária essa alteração na legislação”, argumentou a parlamentar.

Para o prefeito, a proposta da vereadora Juliana Damus é de extrema importância para os pacientes que são atendidos pelo Caon e já passam por momentos difíceis devido ao tratamento da doença. “Nós iremos trabalhar para atender ao pedido da vereadora e estender esse benefício, que já é concedido aos pacientes do setor oncológico da Santa Casa”, disse.

 

Calçadas jurássicas

Outro tema abordado foi a criação do banco de lajes, ideia que surgiu em reunião no final de setembro envolvendo a secretária municipal de Justiça e Cidadania, Mariamalia de Vasconcellos Augusto, e o arqueólogo Robson Rodrigues.

Sancionada em 18 de março, a Lei Ordinária das “Calçadas Jurássicas” dispõe sobre o procedimento de remoção, reforma, remodelação, readequação, descarte, pintura e outras obras envolvendo áreas destinadas ao passeio público (calçadas) revestidas de lajes de arenito da Formação Botucatu. Após a regulamentação da lei, por meio do Decreto Municipal nº 12.095, ficou estabelecido que os munícipes que possuem imóveis com calçamento revestido dessas lajes deverão comunicar a Prefeitura sobre a intenção de remanejamento e/ou descarte deste material.

“O material descartado e que não foi avaliado como de interesse paleontológico poderá ser reaproveitado e utilizado em outros passeios públicos, como calçadas, rotatórias e praças, gerando economia ao município e colaborando para práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente”, explica Juliana, que fez uma indicação ao chefe do Executivo para a criação de um espaço para armazenamento das lajes de arenito, que serão removidas dos passeios públicos e que não forem avaliadas como de interesse paleontológico. Na opinião do Chefe do Executivo, a iniciativa do banco de lajes de arenito é muito simbólica, “já que essas calçadas guardam um pedaço da história de Araraquara”, afirmou.

A parlamentar também sugeriu propositura prevendo a isenção do pagamento de tarifa de resíduos especiais no momento do descarte das lajes de arenito nos Ponto de Entrega de Entulhos e Volumosos (PEVs).


Publicado em: 17 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!