Notícias



Kiko Bortolozzo é homenageado em solenidade na Câmara

Comerciante do ramo de panificação tornou-se o mais novo Cidadão Araraquarense; iniciativa foi proposta pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Novo)

2562


Vivendo há mais de cinco décadas na Morada do Sol, Vladir Roque Bortolozzo, mais conhecido como Kiko, foi homenageado com a honraria “Cidadão Araraquarense”, na noite de quarta-feira (4), em sessão realizada na Câmara Municipal, conforme proposta de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Novo).

O evento, conduzido pelo vereador Lucas Grecco (PRD), contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, representando o chefe do Executivo, além de familiares e amigos do empreendedor, nascido em Santa Barbara d’Oeste.

“É uma honra poder prestar essa homenagem a você e à sua família, que representam tudo o que há de melhor aqui na nossa terra. Esse título é só um símbolo, porque Araraquara já te carrega no coração”, destacou Assis.

A jornada profissional bem-sucedida, iniciada ainda na adolescência na padaria arrendada pelos pais de Kiko, foi relembrada em diversos momentos. “Você é uma grande referência empresarial na cidade e desejo que você possa continuar por muitos e muitos anos servindo e alimentando as famílias e as mesas dos araraquarenses”, reforçou Mazeta.

“Temos a honra de homenagear o Kiko, empresário que construiu uma história de trabalho e dedicação aqui em Araraquara. Sua trajetória não só contribuiu para o desenvolvimento econômico da cidade em geração de empregos e renda, mas também para a vida de tantas pessoas que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho”, afirmou Grecco.

Danilo, Bruno e Pedro, filhos do mais novo Cidadão Araraquarense, também aproveitaram a ocasião para expressar publicamente toda a gratidão que sentem pelo patriarca da família. “Só nós três sabemos o quanto que você é importante para nós. Se a gente tem esse orgulho de ter você como pai, Araraquara hoje tem essa honra de ter você como cidadão. Pai, obrigado por tudo”, afirmou o primogênito da família Bortolozzo.

Emocionado, Kiko agradeceu o carinho recebido pelo público que esteve presente no Plenário ou que se manifestou pelas redes sociais durante a solenidade. “É difícil explicar a emoção que a gente sente, é uma coisa tão gratificante e fico muito feliz, muito honrado. Agradeço a todos e, principalmente, a Araraquara, por ter acolhido a gente.”

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede Claro e pode ser assistido, na íntegra, pelo Facebook e YouTube.

 

Sobre o homenageado

Nascido em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Vladir Roque Bortolozzo, ou simplesmente Kiko, mudou-se com a família em Araraquara no final da década de 1960. Em seguida, seus pais, Áurea e Edwirges, decidiram arrendar uma padaria, que seria o sustento dos cinco filhos do casal.

O pequeno comércio contava com o trabalho de todos os integrantes da família e, aos 12 anos, Kiko já ajudava nas atividades, fazendo entregas de pães e leite para os clientes. Após oito anos de trabalho, a família conseguiu comprar um terreno e construir um sobrado, que abrigaria a Padaria Bortolozzo na parte térrea e a residência no piso superior.

Com o passar do tempo, o espírito empreendedor fez com que Kiko buscasse ampliar os negócios, arrendando ou adquirindo outros pontos comerciais na cidade. Suas experiências permitiram que ele colaborasse ativamente na criação do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (Sipcar), que existe há 25 anos. Atualmente, a Panificadora Bortolozzo conta com três unidades em Araraquara, gerando, aproximadamente, 20 empregos diretos.

Casado com Ana Maria Romano desde 1985, Kiko é pai de três filhos e avô de três netos.


Publicado em: 05 de dezembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!