Notícias



Legislativo participa de Audiência Pública sobre concessão de rodovias

Vereadores protestaram contra possibilidade de implantação de praça de pedágio no trecho Araraquara/Ibaté

9596


Na manhã da quarta-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara participaram de Audiência Pública sobre a Modelagem Preliminar da Concessão do Lote Noroeste de rodovias, realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na sede do Sest/Senat, na Rodovia Washington Luiz, em Araraquara.

 

O diretor-geral da Artesp, Milton Roberto Persoli, apresentou a proposta de concessão que conta com uma previsão de investimentos de R$ 3,5 bilhões para região de Araraquara e São Carlos, que resultariam em 68 quilômetros de duplicação, 51 quilômetros de terceira faixa, introdução de ciclovias e outras melhorias.

 

No entanto, os vereadores e demais participantes presentes se manifestaram contrários ao modelo apresentado devido à implantação de uma nova praça pedágio na altura do quilômetro 255 da Rodovia Washington Luís (SP 310), entre Araraquara e Ibaté. Se instalado, o novo pedágio terá uma distância de menos de 40 quilômetros da praça de pedágio de Itirapina, e de 27 quilômetros da praça de Araraquara, o terceiro pedágio mais caro da rodovia, atualmente em R$ 18,70 em cada sentido, atrás apenas dos pedágios das rodovias Imigrantes e Anchieta.

 

Para o presidente da Câmara de Araraquara, Aluisio Boi (MDB), não é o momento para onerar ainda mais o cidadão. “Nós, vereadores, estamos representando toda a população de Araraquara, que hoje é contrária a esse novo pedágio, principalmente nesse momento de crise, que precisamos acelerar a economia. Faremos de tudo para que isso não aconteça, até mesmo entrar com uma ação coletiva no judiciário.”

 

Pensamento semelhante é compartilhado pelo Prefeito Edinho Silva: “Apesar de reconhecer que esse trecho necessita de melhorias, precisamos respeitar a cultura de integração da nossa região, pois muitos cidadãos de Araraquara, por exemplo, trabalham e estudam em São Carlos e seriam afetados, assim como a agroindústria que depende desse trecho para o transporte de produtos.”

 

Persoli destacou que “que não é a definição final a colocação dos pedágios e não são dadas como irreversíveis na sua posição. Eles podem ser alterados, se o estudo demonstrar e as regiões contribuírem com a discussão no sentido de deslocar a sua posição original. Mas, para um primeiro estudo, esse foi o cenário apresentado”. O diretor também frisou que se a nova praça for instalada pode haver redução na cobrança do pedágio de Matão, que atualmente é R$ 18,70. Esta fala encontrou reação de dúvida e descrédito nos presentes.

 

Também participaram da audiência pública o segundo secretário da Câmara Municipal, Lucas Grecco (PSL); e os vereadores Carlão do Joia (Patriota), Emanoel Sponton (Progressistas), Fabi Virgílio (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Marchese da Rádio (Patriota), Lineu Carlos de Assis (Podemos) e Paulo Landim (PT).

 

Moção de Repúdio

Vale ressaltar que os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara assinaram, na terça-feira (26), Moção de Repúdio contra a intenção do governo estadual e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) de implementar uma praça de pedágio entre os municípios de Ibaté e Araraquara.

 

Próximos passos

O projeto de concessão das rodovias da região já foi discutido em audiências públicas promovidas pela Artesp em São Paulo (21/10), Barretos (25/10), São José do Rio Preto (25/10), Penápolis (26/10) e Araraquara (27/10), que sediou o último evento sobre o tema.

 

Fora isso, os vereadores convocaram uma nova audiência pública, aberta à população, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, na quinta-feira (28), às 18 horas.

 

Em novembro, a proposta passará por consulta pública. Para participar, interessados podem enviar contribuições e dúvidas sobre o projeto no formulário padrão disponível no site da Artesp para o e-mail: artesp@artesp.sp.gov.br. A previsão é que o edital para leilão do lote de concessão seja publicado em fevereiro e a assinatura do contrato ocorra até dezembro de 2022.

 

Serviço

Audiência pública da Câmara Municipal de Araraquara

28 de outubro (quinta-feira), às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Rua São Bento, nº 887, Centro).

Transmissão ao vivo pelo canal 17 da NET e pelo Facebook e YouTube da Câmara de Araraquara.


Publicado em: 27 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!