Notícias



Lei celebra rezadeiras e benzedeiras no Dia dos Avós

Data foi incluída no Calendário de Eventos após proposta das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (PDT)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Navegantes/SC

1572


A prática cultural das rezadeiras e benzedeiras como ofício da cura de doenças físicas e espirituais está presente na sociedade brasileira e consiste em uma prática de saber popular, constituindo-se como um patrimônio imaterial. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

Por isso, as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (PDT) apresentaram projeto buscando reconhecer o ofício das rezadeiras e benzedeiras, valorizando saberes ancestrais atrelados ao entendimento de que o conceito de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Em dezembro do ano passado, a lei foi sancionada pela Prefeitura, instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal do Ofício das Rezadeiras e Benzedeiras”, a ser comemorado anualmente em 26 de julho.

O dia foi escolhido porque é a data em que se comemora o Dia dos Avós – Dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica. Dia também da Orixá Nanã (segundo a tradição das religiões afro-brasileiras), uma divindade que reside nos domínios existentes entre a vida e a morte, guardiã do conhecimento ancestral.

“Escolhemos o dia 26 de julho justamente para ressaltar a importância da figura do avô, da avó, dos nossos ancestrais, das pessoas mais velhas que possuem sabedoria e experiência. Através da fé, esse saber ancestral foi passado de geração em geração em um tempo em que o acesso a médicos e hospitais era privilégio de poucos. Muitos recorriam às rezadeiras e benzedeiras, pois também possuem grandes entendimentos da medicina da natureza. Nos dias atuais, não é tão comum vermos rezadeiras e benzedeiras como nos tempos de outrora, mas há ainda quem não abra mão de buscar a cura pelas mãos e pela sabedoria dos mais velhos que, geralmente, são os detentores desses conhecimentos”, explicaram as parlamentares.

O dia poderá ser comemorado com palestras, seminários, exposições, atividades e eventos que possam prover visibilidade a esse tradicional ofício no município e no país. Os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei são obtidos mediante parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.


Publicado em: 03 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...



Adoção de animais (23/11)

22 de novembro de 2024

No sábado (23), das 9h30 às 13h, o Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel", localizado no Parque Infantil (Avenida São Geraldo, s/nº, entre as ruas 3 e 4, no Centro), receberá mais uma edição da...



Segurança em unidades escolares de Araraquara é alvo de questionamentos

22 de novembro de 2024

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) pede informações sobre o possível encerramento do serviço de segurança presencial e a instalação de câmeras em u...



Campanha ‘Luto Contra as Violências’ é tema de Audiência Pública na Câmara

21 de novembro de 2024

Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!