Notícias



Lei sancionada fortalece políticas públicas para as mulheres

Vereadoras Filipa Brunelli, Fabi Virgílio e Thainara Faria representaram a Câmara em solenidade na Prefeitura


Em ato realizado na Prefeitura na tarde da sexta-feira (26), foi sancionada a Lei Municipal nº 10.325/2021, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Thainara Faria (PT) e Luna Meyer (PDT), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero”. Na solenidade, também foi definido o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

“O Brasil é um dos países do mundo que mais mata mulheres. Em 2020, mais de 1300 mulheres foram vítimas de feminicídio”, enfatizou a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Claudete Barsaglia Camargo.

A coordenadora de Políticas para Mulheres, Alessandra Dadona, detalhou o Comitê, que marca o dia 25 de novembro, Dia de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. “A data homenageia três irmãs dominicanas e foi instituída pela ONU. É um dia de luta, reflexão e ação. Era necessário elaborar um programa nesse tema, com caráter multidimensional. Precisamos somar esforços e nos unir, com ações de prevenção e assistência. O programa será elaborado até fevereiro de 2022, para ser lançado no mês de março.”

“É um tema que me toca muito e ao qual dedico horas da minha vida. Ser mulher é um ato de sobrevivência nesse país. O índice de violência cresceu muito. Em Araraquara, são 1000 Boletins de Ocorrência por ano de mulheres sofrendo violência. Essa ação simboliza uma união para um projeto”, afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná.

Para Filipa, houve avanços nas políticas para a diversidade de mulheres da cidade. “As mulheres sofrem com a política de gênero. Essa é uma forma de trazer para a sociedade essa temática.”

Fabi entende que “estamos em um movimento muito bom em Araraquara. Precisamos desconstruir o machismo em nossa cidade. Está na hora de dizer não para esse tipo de violência. Essa luta não vai parar”.

Segundo Thainara, as políticas para as mulheres são necessárias. “Fizemos uma revolução na Câmara. Todas as pautas dessa temática foram feitas em conjunto pelas vereadoras”, destacou a vice-presidenta da Casa de Leis.

De acordo com o prefeito Edinho Silva (PT), a sanção tem um peso imenso, de muita simbologia e reflexão. “O Comitê amplia a representatividade da sociedade. A violência contra a mulher é institucional, cultural, incorporada ao modelo de cultura da sociedade. Não podemos ceder diante desse tema. Temos que insistir nas políticas de construção de igualdades. Para construir o sonho da igualdade, precisamos enfrentar e remover as desigualdades. Que possamos fortalecer nosso compromisso na construção de uma sociedade igualitária”.


Publicado em: 26 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Dia das Liberdades Pretas é aprovado na Câmara

20 de janeiro de 2022

Durante a 47º Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (18), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 272/2021, de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), que institui e inclui no Calendário...



Continuidade de CEI deve ser decidida na próxima semana

20 de janeiro de 2022

Aumentar ou não o escopo das investigações. Esse foi o foco da primeira reunião de serviço da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada na Câmara Municipal de Araraquara para apurar os contrat...



CTA responde sobre fiscalização do transporte público

20 de janeiro de 2022

Diante do acidente com um dos motoristas da empresa Paraty, que causou a morte de dois idosos no Jardim Araraquara, em dezembro, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) havia protocolado o Requerim...



Serviços de zeladoria no Parque Residencial São Paulo são solicitados

20 de janeiro de 2022

Na terça-feira (18), o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 332/2022, sugerindo à Prefeitura que seja realizado o Mutirão da Zeladoria no Bairro Parque Residencial São Paulo. Se...



Atendimentos por telemedicina são sugeridos para Saúde

20 de janeiro de 2022

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou a Indicação n° 139/2022, na qual sugere à Prefeitura a implantação de um siste...



Projeto de preservação e valorização ambiental é proposto ao Executivo

20 de janeiro de 2022

A fim de proteger as áreas verdes compostas por mata atlântica e cerrado localizadas no Jardim Roberto Selmi Dei, o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 331/2022 à Prefeitura, sugeri...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!