Publicado por: Foto: Freepik
1686
A Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Cristiano da Silva (PL) que institui o “Dia Municipal do Agricultor”, a ser comemorado anualmente no dia 28 de julho. Promulgado, transformou-se na Lei 11.519/2025, que inclui parágrafo único, estabelecendo que o evento pode ser realizado em qualquer outro dia dentro do mês referido, em caso de inviabilidade de aplicação na data mencionada.
“Quero fazer um reconhecimento mais que merecido às pessoas que garantem o alimento em nossas mesas todos os dias Alguém consegue imaginar um mundo sem agricultores? Sem eles, não teríamos arroz, feijão, verduras, frutas, que nos sustentam. A agricultura é a espinha dorsal da nossa sociedade. Os agricultores enfrentam desafios imensos, como condições climáticas desfavoráveis, dificuldades econômicas e falta de reconhecimento. Oficializar o Dia Municipal do Agricultor é um ato simples, mas de grande impacto, que valoriza esse profissional e fortalece a produção local”, justificou o parlamentar.
A data pode ser comemorada com palestras, seminários, exposições, atividades e eventos que aprimorem a atividade agrícola e deem visibilidade ao município, por meio de parcerias com iniciativa privada e órgãos governamentais.
“Ao instituirmos o Dia Municipal do Agricultor, estaremos dignificando e prestigiando aqueles que muitas vezes se submetem a intensos trabalhos sob o calor e o sol escaldante durante meses para nos propiciar a opção por diferentes pratos ou cardápios alimentares”, destacou Cristiano durante a sessão. “Estaremos, também, proporcionando-lhes o momento ideal para estabelecer contatos entre si, de forma a intercambiar boas práticas e técnicas apuradas que possam ampliar a produção e a qualidade de sua atividade profissional.”
Na 11ª Sessão Ordinária, os vereadores também aprovaram outro Projeto de Lei de iniciativa do vereador Cristiano Silva, instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a “Semana da Colheita do Lúpulo”. A data já está prevista na Lei 11.520/2025, a ser comemorada anualmente na semana que compreende os dias 25 e 28 de julho.
“Quando falamos em lúpulo, pensamos em cerveja, mas vocês sabiam que o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo e, apesar disso, quase todo o lúpulo utilizado no país é importado?”, questionou. “Araraquara pode ajudar a mudar essa realidade. O lúpulo é essencial para a fabricação da cerveja e tem outras aplicações, como na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. Dessa forma, pode fortalecer a economia local dos agricultores familiares e gerar emprego”, destacou o vereador.
Ele acrescentou ainda que a realização da Semana da Colheita do Lúpulo colocará Araraquara no mapa dessa produção. A data não irá gerar despesas para o Município, podendo atrair produtores, pesquisadores e investidores com palestras, seminários e exposições, fortalecendo a economia local”, concluiu Cristiano.
As proposituras foram promulgadas pelo prefeito Dr. Lapena (PL) e já têm força de leis. Antes de ser aprovadas em Plenário, passaram pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Causa Animal e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Feira de Livro Solidária A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, promove, até esta sexta-feira (12), a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”. O evento acontece no saguão...
Futebol feminino Pelas quartas de finais da Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (13), às 10 horas, o Flamengo-RJ, no Ceret, em São Paulo. Basquete feminino Pe...
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (12), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). A honraria foi proposta pelos verea...
Até o dia 19 de dezembro, o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, ficará interditado, para a execução de obras de infra...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anunciou, nesta sexta-feira (12), 25 vagas de emprego distribuídas em diversas áreas profissionais. As oportunidades incluem funções como a...
No final de novembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução orçamentária da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.