Notícias



Loteamento em área de recarga de aquífero deve atender exigências ambientais, diz Prefeitura

Empreendimento com previsão de 1.303 lotes, ao lado da SP-255, recebeu certidão de viabilidade urbanística; questionamentos foram feitos por Fabi Virgílio (PT)

1349


 

A implantação de um novo empreendimento imobiliário em uma área de recarga do Aquífero Guarani, na região leste de Araraquara, deverá obedecer a exigências ambientais, de acordo com resposta da Prefeitura a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

Com previsão de 1.303 lotes, o empreendimento recebeu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no ano passado, uma certidão que atestou a viabilidade urbanística do projeto. O loteamento ficará próximo à Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), sentido Ribeirão Preto, e foi solicitado pela empresa Pafil Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

 

No requerimento, a vereadora questionou qual política de desenvolvimento urbano tem sido implementada para ampliar a proteção do Aquífero, no caso de realmente haver a urbanização desse espaço. Fabi também pediu cópia da solicitação e dos documentos emitidos pelos órgãos responsáveis.

 

O Aquífero Guarani é uma das principais reservas de água doce do mundo e tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica e de ótima qualidade, por meio da entrada de água no sistema subterrâneo.

 

No texto enviado à vereadora, a Prefeitura apontou a necessidade de serem realizados estudos específicos e a “adoção de medidas mitigadoras voltadas à proteção da área de recarga do Aquífero Guarani” para garantir que “eventuais impactos sejam devidamente prevenidos, controlados ou compensados”.

 

O Executivo destaca que a emissão da viabilidade urbanística é uma etapa preliminar que atesta “a possibilidade de implantação de determinado empreendimento à luz das normas urbanísticas e ambientais vigentes”. Isso não representa a aprovação do projeto urbanístico, pois o interessado ainda deve apresentar projeto técnico detalhado e acompanhado dos estudos de impacto ambiental e das respectivas medidas para reduzir ou eliminar esses efeitos. Em seguida, os órgãos técnicos analisarão para decidir sobre a eventual aprovação.

 

Plano Diretor

Sobre a política de desenvolvimento urbano para preservação do Aquífero Guarani, a Prefeitura destacou que o Município se prepara para dar início ao processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara, “instrumento fundamental de planejamento urbano, cuja atualização contará com a participação de empresa especializada”.

 

Essa revisão irá contemplar, entre outros temas, a proteção das áreas de recarga do Aquífero, “com a incorporação de diretrizes, parâmetros e instrumentos que reforcem a preservação ambiental, promovendo o uso sustentável do território e a gestão responsável dos recursos hídricos”, segundo o Executivo.

 

A Prefeitura também reforçou que a preservação dessas áreas de recarga é um “compromisso inadiável, alinhado aos princípios da sustentabilidade e da gestão responsável dos recursos naturais, especialmente frente aos desafios impostos pela crescente urbanização e pelos impactos das mudanças climáticas”.

 

Para Fabi Virgílio, “é inadmissível que essa área esteja disponível a empreendimentos imobiliários que têm alto impacto”. “Essa área é sagrada! É região de recarga do Aquífero e merece ser protegida, e não medirei esforços para impedir esse retrocesso”, adverte.


Publicado em: 16 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câncer é a maior causa de mortes em unidades de saúde de Araraquara

17 de novembro de 2025

Entre outubro de 2024 e setembro de 2025, ocorreram 2.010 óbitos em estabelecimentos de saúde de Araraquara, informa a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, a partir de dados do Sistema...



Documento propõe a ampliação do uso de painéis publicitários em vias públicas

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...



Documento pede regularização de abastecimento de medicamento na rede municipal de saúde

14 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...



Falta de iluminação impede uso de área de lazer no Selmi Dei

14 de novembro de 2025

Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

14 de novembro de 2025

Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.   No docum...



Agenda Cultural – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!