1600
Após o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolar o Requerimento nº 851/2022, solicitando informações sobre os valores gastos com a realização do 22° Festival Internacional de Dança de Araraquara (Fida), o Executivo encaminhou à Câmara o Ofício nº 3243/2022.
O Fida é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart), com apoio do Sesc Araraquara e da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e com aporte do programa Juntos pela Cultura (edital Retomada SP) do Governo do Estado de São Paulo.
Em resposta, a Prefeitura detalhou que o programa cultural de política pública Fida 2022 foi contemplado em primeiro lugar na Chamada Pública 02/2022 - Programa Juntos Pela Cultura 2022, cujo proponente foi Carlos Henrique Fonseca, na ocasião coordenador executivo de Cultura do Município de Araraquara. Desse modo, o projeto foi contemplado pelo edital com o apoio de R$ 250 mil e não houve transferência de recursos para os cofres públicos municipais, ou seja, o Município não foi recebedor e/ou pagador dos recursos do edital.
“Coube, assim, à organização do Fida apenas curar, programar, organizar, produzir, cumprir com a agenda proposta no projeto mediante orientação curatorial, executar nos espaços da cidade gratuitamente, apresentar pós-produção com dados qualitativos, quantitativos e descritivos do evento, enfim, cumprir estritamente tudo o que diz respeito à pré-produção, produção e pós-produção”, detalhou a diretora da Fundart, Gilsamara Moura.
Ainda de acordo com o documento, os recursos do Município (condição também do edital, caso fosse selecionado, como contrapartida) destinados ao Fida, no valor de R$ 136.628,99, foram destinados ao pagamento de pessoal (registro de vídeo, assistente de produção, tradução em Libras, registro fotográfico profissional, produção técnica, coordenador técnico, assistente, entre outros).
Gilsamara explicou ainda que os recursos foram submetidos ao Comitê de Gestão Democrática, analisados e documentados pela equipe da Fundart, encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado e à Controladoria Geral do Município, além da prestação de contas aos órgãos competentes. A prefeitura ainda enviou planilha com mais informações completas sobre o festival. Clique aqui.
Para Angeli, a cultura é extremamente necessária, porém ela não fica isenta de fiscalização. “Recebemos questionamentos da população e por isso solicitamos informações sobre as verbas públicas aqui utilizadas”, explica e finaliza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.